Cinco partidos confirmaram candidatura para o governo da Bahia nas Eleições de 2022. Eles se tornam oficialmente candidatos após o registro junto à Justiça Eleitoral, que precisa ser feito até 15 de agosto. A campanha eleitoral começa a partir de 16 de agosto. Conheça abaixo os cinco candidatos ao governo da Bahia.
Continua depois da publicidade
Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber
O atual governador do Estado Rui Costa (PT), que já está no cargo há 8 anos, não participará das Eleições 2022. O Partido dos Trabalhadores completa o quarto mandato consecutivo à frente do governo bahiano.
Veja a lista de candidatos a governador da Bahia
- ACM Neto (União Brasil)
- Giovani Damico (PCB)
- Jerônimo Rodrigues (PT)
- João Roma (PL)
- Kleber Rosa (PSOL)
Continua depois da publicidade
ACM Neto (União Brasil)

Antônio Carlos Magalhães Neto (União) tem 43 anos, nasceu em Salvador, na Bahia, e é neto de Antonio Carlos Magalhães, ex-governador do Estado. Formado em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), começou a carreira como assessor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Aos 23 anos, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou entre 2003 a 2011. Venceu as eleições para prefeito de Salvador e assumiu em 2012, sendo reeleito em 2016. Em fevereiro de 2022, tornou-se secretário-geral do União Brasil.
Como vice-governadora, concorre a empresária Ana Coelho, do Republicanos.
Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022
Giovani Damico (PCB)

Giovani Damico (PCB) nasceu em Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo, e mora em Salvador, BA, desde os 3 anos de idade. Ele tem 29 anos, mas completa 30, idade mínima para assumir o governo, antes das Eleições 2022.
Damico é formado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é mestre em Ciências Sociais. É professor de geografia da rede estadual de ensino.
Continua depois da publicidade
Iniciou a vida política na UFBA e fundou um dos núcleos da União Juventude Comunista em Salvador. Participou das Eleições 2020, concorrendo para vereador na Capital do Estado, mas não venceu.
João Coimbra (PCB) concorre ao cargo de vice-governador.
Receba notícias do DC via Telegram
Jerônimo Rodrigues (PT)

Jerônimo Rodrigues (PT) tem 57 anos e nasceu em Aiquara, na BA. Formado em Engenharia Agronômica pela UFBA, tem mestrado em Agronomia e especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
No governo federal, foi secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero Americana e assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário. No governo estadual, foi assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia de 2007 até 2010,q aundo assumiu como assessor especial da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia . Foi também Secretário do Desenvolvimento Econômico do Município de Aiquara.
É a primeira vez que Rodrigues participa de uma eleição. Para concorrer a vice-governador, o escolhido foi advogado e vereador Geraldo Júnior, do MDB.
Continua depois da publicidade
João Roma (PL)

João Inácio Ribeiro Roma Neto (PL) tem 49 anos e nasceu em Recife, em Pernambuco e mora em Salvador, BA, desde 2002. Ele é empresário e político.
Começou a carreira política jovem, seguindo os passos de seu avô João Inácio Ribeiro Roma, que foi deputado federal de Pernambuco. Trabalhou como assessor do governo de Pernambuco, entre os anos 1991 e 1994. Foi assessor também do Ministério da Administração, de 1995 a 1998, e delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste, entre 1999 e 2002. Foi também chefe do escritório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em Salvador entre 2002 e 2004 e presidente da direção nacional do PFL Jovem em 2003.
No período de 2013 a 2018, Roma foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador. Em 2018, foi eleito deputado federal. Deixou o cargo em 2021 para assumir como Ministro de Estado da Cidadania. Reassumiu como deputado federal em 2022.
Nas redes sociais, define-se como o “candidato de Bolsonaro na Bahia” e cristão. Para vice, a escolhida foi a médica Leonídia Umbelina, do Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Continua depois da publicidade
Kleber Rosa (PSOL)

Kleber Rosa (PSOL) tem 48 anos, é natural de Salvador, BA, e disputa sua primeira eleição. Rosa é formado em Ciências Sociais pel UFBA, especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa (CESAP) e mestre em Educação de Jovens e Adultos. Rosa é professor da rede estadual de ensino e diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB). Foi investigador da Polícia Civil e fundador do Movimento Policias Antifacismo na Bahia.
Ronaldo Mansur (PSOL) foi confirmado como candidato a vice-governador.
Veja o vídeo para saber tudo sobre as Eleições 2022
Leia também
NSC inicia série de entrevistas com candidatos à Presidência da República
Governo federal tira R$ 20 milhões de rodovia em SC para investir em outra
Compra de kits de alimentação para crianças na pandemia é alvo da polícia em SC