Nas Eleições 2022, Amazonas conta com ao menos oito candidatos ao governo do Estado para os próximos quatro anos de mandato. Nesta sexta-feira (5), o prazo para os partidos realizarem as convenções os representantes que pleitear o cargo foi encerrado, seguindo a legislação eleitoral. Confira abaixo os candidatos ao governo do Amazonas. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O registro oficial das candidaturas acontece até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral, de acordo com o calendário do pleito. Depois disso, a campanha eleitoral começará oficialmente em 16 de agosto. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 2 de outubro.

Conheça os candidatos a governador do Amazonas

  • Amazonino Mendes (Cidadania)
  • Carol Braz (PDT)
  • Eduardo Braga (MDB)
  • Henrique Oliveira (Podemos)
  • Israel Tuyuka (Psol)
  • Nair Blair (Agir)
  • Ricardo Nicolau (Solidariedade)
  • Wilson Lima (União Brasil)

Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber

Continua depois da publicidade

O g1 Amazonas fez um resumo de cada canditado em ordem alfabética. Confira:

Amazonino Mendes (Cidadania)

Amazonino Armando Mendes tem 82 anos, nasceu em Eirunepé, no interior do estado. O político já foi governador do estado por quatro mandatos (1987-1990; 1995-2003; 2017-2018), e prefeito de Manaus em três ocasiões (1983-1986; 1993-1994; 2009-2013). Ele também já ocupou uma cadeira no Senado, em 1991. O pré-candidato já passou por nove partidos, e recentemente se filiou ao Cidadania.

Carol Braz (PDT)

Carol Braz é defensora pública e ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Ela é natural de Manaus e formada em Direito pela UFAM. É ex-juíza e foi presidente municipal do PSC em Manaus, antes de se filiar ao PDT.

Eduardo Braga (MDB)

Braga é senador (2011- atualmente) pelo segundo mandato consecutivo. Também foi eleito governador do Amazonas em duas ocasiões (2003-2010) e prefeito de Manaus (1994-1997). Anteriormente, em 1987, foi eleito deputado estadual, e em 1991, deputado federal. O emedebista também foi titular do Ministério de Minas e Energia (2015-2016), no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

Henrique Oliveira (Podemos)

Henrique é natural de Santa Catarina e tem 61 anos. É formado em economia e em engenharia. Foi eleito vereador de Manaus em 2008. Dois anos depois, conquistou uma cadeira na Câmara Federal. Em 2014, foi eleito vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada pelo ex-governador José Melo. Henrique e José Melo foram cassados em 2017 pela prática de abuso de poder, e foram condenados a oito anos de inelegibilidade. Entretanto, em 2019, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) devolveu os diretos políticos ao ex-vice governador.

Continua depois da publicidade

Israel Tuyuka (Psol)

Nascido em São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, o indígena Israel Tuyuka é médico e professor. Já havia concorrido ao cargo de vice-prefeito do município onde nasceu. O candidato possui mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Nair Blair (Agir)

A empresária Nair Blair nasceu em Manaus e tem 51 anos. Ela encabeça a chapa puro-sangue do Partido Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), e vai disputar pela primeira vez o governo do Amazonas. Nair Belo ficou conhecida nacionalmente durante o processo que levou a cassação da chapa que elegeu o ex-governador José Melo e o vice, Henrique Oliveira, em 2014.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Com 25 anos de vida pública e experiência como gestor tanto no setor público quanto no privado, Ricardo Nicolau ingressou na política em 1996. Ele já foi vereador de Manaus e, atualmente, cumpre o quinto mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Casa que presidiu entre os anos de 2011 e 2012.

Wilson Lima (União Brasil)

Nascido em 1976, no municipio de Santarém, no estado do Para, Wilson Miranda Lima é formado em Jornalismo, foi repórter, radialista e apresentador, por quase dez anos, de um popular programa de televisão no estado do Amazonas. Mudou-se para Manaus em 2006 e começou a trabalhar com jornalismo, onde ficou até 2018, quando foi eleito Governador do Amazonas, em sua primeira tentativa para o cargo majoritário estadual.

Continua depois da publicidade

Tudo sobre as Eleições 2022 no vídeo

Leia também​ 

Quem são os candidatos a governador de Minas Gerais nas Eleições 2022

Quem são os candidatos a governador de Santa Catarina nas Eleições 2022​