Enquanto alguns políticos comemoram o resultado das urnas, o sentimento foi de frustração para candidatos a deputado estadual com base em Joinville que não conseguiram votação suficiente para se elegerem.

Continua depois da publicidade

>> Confira quais os deputados eleitos pela região Norte de Santa Catarina

O município emplacou apenas três representantes para a Assembleia, quando havia a expectativa de que a cidade, pela quantidade de eleitores disponíveis, pudesse garantir pelo menos cinco cadeiras na Assembleia Legislativa.

Na sua primeira disputa, o vereador João Carlos Gonçalves (PMDB), um dos nomes cotados para uma possível vaga, somou 14.011 votos, 9.671 deles vindos de Joinville. Ele admitiu que esperava um desempenho melhor, já que pesquisas internas indicavam a possibilidade de receber até 25 mil votos na cidade.

-Nosso partido tem candidatos muito fortes-, reconheceu.

Continua depois da publicidade

Em busca da reeleição, Nilson Gonçalves (PSDB) foi outro que se surpreendeu com o desempenho ruim. Em 2010, o tucano havia recebido 42.807 votos. Neste ano, somou 30.701 votos. O deputado criticou o número excessivo de candidaturas em Joinville, o que teria impedido melhor votação.

-É uma coisa absurda e insana essa falta de controle de candidatos. Parece que a ambição fala mais alto do que o bom senso.

Por causa da derrota, Dalmo de Oliveira (PMDB), ex-secretário da Saúde de Joinville, não quis se manifestar.

Abaixo, você confere os detalhes da apuração dos votos:

>> Presidente

>> Senador

>> Governador

>> Deputado Federal

>> Deputado Estadual