Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 75,47% das residências florianopolitanas têm computador, sendo mais de 67% ligados à internet. Os candidatos que disputam a prefeitura estão de olho neste potencial e traçam estratégias para atrair os internautas.
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A opinião é unânime entre os candidatos: não há mais como ignorar a internet em uma campanha. Todos afirmam trabalhar para atingir o maior número possível de pessoas, mas o foco principal é a juventude, um público que passa muito tempo conectado, mais afastado do rádio e da TV.
De acordo com o estudo da FGV, os candidatos têm razão em apostar na campanha digital, já que Florianópolis é a capital com maior frequência de acessos à internet – 61,65%.
Angela Albino (PC do B), César Souza Júnior (PSD) e Gean Loureiro (PMDB) são atuantes nas redes sociais há bastante tempo e consideram este um caminho natural. O perfil de Angela, que muito antes de ser declarada candidata é presença constante no Twitter, foi decisivo para a elaboração da estratégia de campanha, que está centrada, principalmente, na interatividade com os internautas.
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_ Além disso, um dos nossos objetivos é fazer uma campanha limpa, reduzindo a poluição ambiental, visual e sonora gerada costumeiramente pelas candidaturas e, nesse quesito, a internet cumpre um papel fundamental _ explica a assessoria de Angela.
Já a estratégia de César Souza Júnior não é apenas “interagir por interagir”, mas abrir espaço para que os interessados possam se manifestar e, principalmente, ficar atento ao que as pessoas estão falando.
_ Com a internet, conseguimos atrair um público que não está muito interessado em política, especialmente se esse conteúdo estiver focado na realidade dele e abra um espaço para ele se expressar _ avalia a assessoria do candidato.
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Mesmo com a correria da campanha, Gean Loureiro faz questão de continuar operando seu Twitter. Já no Facebook, a fan page da campanha é feite pela equipe, em conjunto com o site, sendo que o objetivo de cada publicação é criar um “efeito viral”.
_ O Gean é usuário do Twitter há mais tempo e tem uma maneira muito particular de se comunicar, por isso, 99% das publicações na rede são feitas pelo próprio candidato _ afirma Jean Vogel, um dos coordenadores da campanha na internet.
Para Elson Pereira (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Janaína Deitos (PPL) a internet também tem papel fundamental, especialmente para eles que contam com pouco tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Elson diz que o objetivo é utilizar a criatividade para divulgar “ao máximo” as propostas, principalmente nas redes sociais.
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Gilmar lembra o poder e o alcance das redes sociais, afirmando que é através deste meio que estão sendo realizadas as mobilizações populares na África e na Europa. Janaina acredita que com a internet é possível fazer “campanha 24 horas”, publicando vídeos e material, de forma muito mais acessível do que a televisão, por exemplo.