A uma semana das eleições, o cenário para a disputa do Senado em Santa Catarina segue indefinido. Se por um lado o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) tenta confirmar a vitória, os candidatos apoiados pelos principais nomes que disputam à Presidência da República correm para garantir a virada nos últimos dias de campanha.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Neste ano, o eleitor votará em apenas um senador para ocupar o cargo em Brasília por até oito anos. Ao todo, Santa Catarina conta com dez nomes na disputa, enquanto três deles despontam como os principais: Raimundo Colombo (PSD), Dário Berger (PSB) e Jorge Seif (PL).
Os números da pesquisa Ipec, contratada pela NSC Comunicação e divulgada na última terça-feira (20), dão um panorama de como está a disputa. Enquanto Colombo segue estável, Seif e Dário cresceram nas intenções de voto entre os catarinenses.
Na primeira pesquisa, organizada e divulgada no fim de agosto, o ex-governador aparecia com 26% das intenções de voto, índice que manteve no levantamento mais recente. Em contrapartida, Berger cresceu quatro pontos, saindo de 9% para 13%. Seif também registrou um salto na pesquisa, indo de 4% para 9%, conforme o Ipec.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
Este crescimento vem sendo vinculado à imagem dos dois candidatos aos postulantes à presidência da República. Um tem o apoio de Lula – no caso de Dário – e o outro de Bolsonaro – em relação a Seif –, que são os dois mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto a presidente. A estratégia será mantida por ambos nesta reta final de campanha. Procuradas pela reportagem, as duas equipes de campanha alegaram que devem intensificar a imagem dos dois aos candidatos à presidência.
Em 2º lugar na pesquisa Ipec, Berger pretende apostar nos próximos dias em relembrar o eleitor das conquistas que fez como senador em Santa Catarina. Ele também planeja usar o espaço para mostrar que é o nome escolhido pelo ex-presidente Lula na corrida ao Congresso Nacional. Candidato à reeleição, Berger também pretenda fazer algumas visitas e caminhadas nos próximos dias.
Terceiro colocado na pesquisa, Seif deve concentrar os esforços nas visitas em diferentes regiões de Santa Catarina, para ouvir eleitores e apresentar propostas, tendo como bandeira a necessidade de reformas administrativas. O empresário Luciano Hang, principal apoiador da campanha, deve acompanhá-lo nas agendas. O candidato do PL também deve continuar apostando no alinhamento com o presidente Bolsonaro, em especial na campanha da internet.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
À frente na corrida, Colombo planeja fazer nesta reta final da campanha corpo a corpo e reuniões em vários pontos do Estado, em especial na Serra. Além disso, a estratégia da equipe de campanha é manter as ações de rádio, televisão e redes sociais para se aproximar do eleitor catarinense.
Continua depois da publicidade
As estratégias
Confira qual será o foco de cada candidato na última semana das eleições:
Raimundo Colombo (PSD)

A equipe de campanha de Raimundo Colombo planeja fazer nesta reta final da campanha corpo a corpo e reuniões em vários pontos do Estado, em especial na Serra. Além disso, a estratégia é manter as ações de rádio, televisão e redes sociais para se aproximar do eleitor.
Dário Berger (PSB)

Pretende apostar nos próximos dias em relembrar o eleitor das conquistas que fez como senador em Santa Catarina. Também planeja usar os espaços para mostrar que é o nome escolhido pelo ex-presidente Lula na corrida ao Congresso Nacional. O candidato à reeleição também deve realizar algumas visitas e caminhadas nos próximos dias a fim de angariar votos.
Jorge Seif (PL)

A campanha de Jorge Seif deve concentrar os esforços nas visitas em diferentes regiões do Estado, para ouvir os eleitores e apresentar propostas, tendo como bandeira a necessidade de reformas administrativas. O empresário Luciano Hang, principal apoiador da campanha, deve acompanhá-lo nas agendas. O candidato do PL também deve continuar apostando no alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro, principalmente na campanha da internet.
Continua depois da publicidade