Três candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina – Décio Lima (PT), Gelson Merísio (PSD) e Mauro Mariani (MDB) – receberam nesta terça-feira a Carta do Comércio SC, um documento com 25 itens que, segundo líderes do setor, são obstáculos à competitividade.
Continua depois da publicidade
A Fecomércio catarinense ouviu líderes empresariais de todas as regiões do Estado para formular o documento. Os principais pontos são infraestrutura, em especial estradas e segurança pública; sistemas tributário e legal e a concorrência, explicou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, em entrevista ao Direto da Redação.
A carta considera 25 itens de relevância socioeconômica, divididos em oito macrotemas: comércio exterior, concorrência, legislação trabalhista, captação de recursos, condições de inovação, ambiente econômico, sistema legal e tributário e infraestrutura. Os tópicos foram avaliados de 0 a 10 pontos, gerando um índice de dificuldade empresarial. Quanto mais próximo a 10, maior o obstáculo para o bom desempenho do comércio e, consequentemente, para o novo governante.
O documento também traz uma avaliação do serviço público, no qual os empresários analisam a qualidade da educação, saúde, habitação, saneamento básico e cultura/lazer, oferecidos no Estado.
Continua depois da publicidade