No dia em que a eleição vira assunto principal no País, saem de cena os planos de governo, as plataformas complicadas, os argumentos complexos e entram os pedidos de voto direto, a emoção e a objetividade da proposta.

Continua depois da publicidade

Em cartas assinadas de próprio punho, os três principais candidatos ao governo do Estado fazem o último apelo aos 386,9 mil eleitores de Joinville que vão às urnas neste domingo.

Raimundo Colombo, Paulo Bauer e Claudio Vignatti foram convidados por “A Notícia” para escrever o recado final aos eleitores da cidade mais populosa de Santa Catarina. Em uma folha em branco, eles deveriam responder à seguinte pergunta: “Por que mereço o voto dos joinvilenses neste domingo?”.

O governador Raimundo Colombo lembrou que há “obras importantes para concluir” e que tem “certeza de alcançar novas conquistas”. Também ressaltou confiança e gratidão: “Joinville pode contar comigo. Eu sou muito grato por tudo o que os joinvilenses já me proporcionaram”. Ele encerrou a carta com um abraço aos joinvilenses.

Continua depois da publicidade

O candidato Paulo Bauer, que é senador e começou a sua vida política na cidade, fez questão de ressaltar que “Santa Catarina sempre aplaudiu Joinville por sua grandeza e força de trabalho” e citou três investimentos: a construção de um novo hospital regional, a conclusão da Arena Joinville e obras para melhorar a mobilidade urbana.

Claudio Vignatti escreveu que Joinville será foco permanente da atenção de um futuro governo. Também prometeu um novo Hospital Regional, concluir a duplicação da avenida Santos Dumont e da rua Dona Francisca.

Embora seja uma obra do governo federal, ele disse que coordenará a duplicação da BR-280 e ressaltou que as portas de seu gabinete estarão abertas, caso eleito, aos joinvilenses.

Continua depois da publicidade

Todas as cartas foram escritas durante a semana e assinadas pelos candidatos como um compromisso com os joinvilenses para ser cobrado no futuro.

>> Paulo Bauer

5 COMPROMISSOS COM JOINVILLE

– Dar um direcionamento para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e torná-lo referência em alguma área específica, como a oncologia ou traumatologia.

– Criar cursos profissionali-zantes para os jovens terem condições de atuar nas áreas de tecnologia e inovação.

Continua depois da publicidade

– Idealizar um modelo híbrido de gestão do Porto de São Francisco do Sul, de forma que o Estado, o município e a iniciativa privada atuem juntos.

– Estipular um prazo para concluir a duplicação da avenida Santos Dumont.

– Lançar novos concursos para a contratação de policiais e priorizar Joinville na distribuição dos aprovados.

>> Raimundo Colombo

5 COMPROMISSOS COM JOINVILLE

– Ampliar o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e construir um novo prédio em anexo.

– Disponibilizar mais policiais para Joinville e região.

– Apoiar as desapropriações para a duplicação da avenida Santos Dumont para que ela seja concluída no eventual segundo mandato.

Continua depois da publicidade

– Ampliar a rua Dona Francisca, além de estudar melhor a demanda.

– Cobrar a duplicação da BR-280 e sugerir a construção a ferrovia litorânea entre Araquari e Imbituba para aumentar a integração entre os portos.

>> Claudio Vignatti

5 COMPROMISSOS COM JOINVILLE

– Avaliar a possibilidade de construir um novo hospital regional na região Norte.

– Defender o envolvimento do Estado nas desapropriações de área para a duplicação da avenida Santos Dumont.

– Fazer a duplicação da rua Dona Francisca.

– Avaliar o aumento do efetivo de policiais militares e civis para a região Norte do Estado.

– Propor uma distribuição proporcional dos recursos captados por parte do Estado para a região de Joinville.

Continua depois da publicidade