Garantir recursos para a construção do Centro de Convenções e tirá-lo do papel é uma das prioridades apontadas por quatro das principais entidades de classe de Blumenau para o próximo governador do Estado. Na quarta reportagem da série sobre os temas importantes para a cidade, o Santa aborda o tema turismo. Veja as principais respostas abaixo:
Continua depois da publicidade
Tratado como prioridade pelo governo municipal, o Centro de Convenções se transformou na menina dos olhos de Blumenau nos últimos três anos. Qual o papel do Estado quanto a essa obra? O senhor vai pagar por ela ou pressionar o governo federal para liberar recursos?
Comandante Moisés (PSL)
Santa Catarina tem um forte potencial turístico e cultural, com capacidade de expansão. É um setor transversal da nossa economia e impacta na geração de emprego de forma direta e indireta. Por isso, turismo, cultura, esporte e lazer também serão prioridades no meu governo. Desta forma, vejo que as parcerias entre o governo do Estado serão possíveis, bem como os convênios com o governo federal, para a conclusão desta obra. Nosso plano também destaca o desenvolvimento de iniciativas que ampliem a participação de grupos vulneráveis em atividades nas áreas turística, cultural e esportiva, assim como incentiva e fortalece a cultura catarinense. Queremos reforçar os investimentos para mostrar como essa força pode impactar positivamente na economia do Estado.
Décio Lima (PT)
Um dos papéis do Estado é fomentar a atividade turística, ainda mais por ela representar 12,5% do PIB estadual. Logo, temos como proposta valorizar o turismo como vetor estratégico para redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais. Esse é o nosso diferencial. Para isso, precisamos diversificar o atrativo turístico adensando a cadeia produtiva na localidade, fomentar as Parcerias Público Privadas (PPP), setorizar a oferta de turismo e, principalmente, descentralizar a verba do fundo de turismo, que hoje concentra 68% dos recursos para área em Florianópolis. Quanto ao Centro de Convenções, é um compromisso que assumo com a cidade na condição de candidato ao governo de SC, sendo que os recursos virão da descentralização, de verdade, do recurso do fundo de turismo e também de parcerias com a União.
Continua depois da publicidade
Gelson Merisio (PSD)
O Centro de Convenções é necessário para atração de eventos, mas o Estado não deve ser o principal investidor. Blumenau tem outros projetos com mais potencial hoje para colocar a cidade em um patamar mais elevado, como referência para os outros municípios catarinenses. Blumenau pode ser a primeira cidade a ter um Centro de Operações que integre todos sistemas de monitoramento. O turismo de eventos não depende somente da estrutura. O gargalo representado pela BR-470 ainda é um entrave para ampliar a importância da cidade nesse setor. Após conquistarmos a duplicação, no entanto, o potencial de crescimento é inimaginável. Basta ver o quanto aumentou a importância desse tipo de turismo no município após a conclusão do Parque Vila Germânica por parte do João Paulo Kleinübing quando prefeito de Blumenau (de 2005 a 2012).
Ingrid Assis (PSTU)
No turismo defendemos garantir o acesso dos trabalhadores à sua própria cidade, com transporte de qualidade e acessível a todos e garantindo emprego e renda. Somos contra o modelo de turismo baseado nos grandes empreendimentos empresariais que degradam o meio ambiente, superexploram a força de trabalho e excluem a população pobre e trabalhadora majoritariamente. Defendemos que esse centro de convenções seja voltado para promover estrutura que garanta acesso à arte, cultura e lazer para a população de maneira gratuita e no ano inteiro.
Jessé Pereira (Patriota)
Como todo problema, iremos analisar com a equipe e chegar a uma solução de forma eficaz e que o povo também possa dar suas opiniões.
Leonel Camasão (PSOL)
Pretendemos conversar com as entidades empresariais que têm interesse no Centro de Convenções para que elas assumam a dianteira neste processo de negociação para a construção. O governo do Estado deve focar seus investimentos em áreas prioritárias como infraestrutura, saúde, segurança e educação.
Continua depois da publicidade
Mauro Mariani (MDB)
Em meu governo vamos realizar ações que impulsionem o turismo em todas as regiões do Estado. O Centro de Convenções é um importante instrumento turístico e econômico. Atrai grandes eventos e movimenta o comércio e a rede hoteleira. O Estado será parceiro nesta construção e vamos defender junto ao Ministério do Turismo a importância da destinação de recursos para ações como esta. Vamos unir esforços para viabilizar essa obra tão esperada por Blumenau.
Rogério Portanova (Rede)
Blumenau pela sua condição de atratividade turística, é conhecida nacional e internacionalmente, mas merece um grande e moderno Centro de Convenções cuja localização teria que ser forçosamente num ponto estratégico junto à BR-470 duplicada ou nas proximidades. Faremos as parcerias necessárias para viabilizar a obra. Há ainda a possibilidade do Centro de Convenções de menor porte junto à Vila Germânica, conhecidíssima pela Oktoberfest, se essa localização for a mais adequada segundo o planejamento da cidade de Blumenau. Na região concentra-se uma das áreas de Mata Atlântica mais conservadas do Brasil em quantidade e qualidade, onde está o Parque Nacional da Serra do Itajaí com potencial de ser um dos 10 mais visitados do Brasil, gerando emprego e renda de forma sustentável.