Há uma semana da votação em segundo turno, os candidatos que disputam o cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu de Souza, professor e diretor do Centro Sócio-Econômico, e Ubaldo Balthazar, atual reitor temporário da instituição e diretor do Centro de Ciências Jurídicas, participaram nesta quarta-feira à noite de um debate promovido pelo curso de Jornalismo da própria universidade. A conversa aconteceu nos estúdios da TV UFSC, no Centro de Florianópolis e teve duração de uma hora e meia, sendo dividido em cinco blocos.
Continua depois da publicidade
O primeiro e o último bloco foram usados para considerações dos candidatos sobre suas campanhas e propostas. Entre os primeiros apontamentos feitos pelos candidatos, Ubaldo ressaltou que “gostaria de reiterar a intenção de trabalhar nesses próximos quatro anos dentro do melhor espírito partidário, respeitando as diferenças dentro da universidade”. Já Irineu pontuou a trajetória de sua campanha, reforçando que “nossas propostas foram muito discutidas na comunidade universitária” e que conseguiu “sintetizar os princípios da campanha pautada no caráter público da universidade, na autonomia universitária e na transparência”.
Ao longo do primeiro bloco, após a fala livre, os dois candidatos puderam fazer perguntas entre si, também com tema livre. Irineu pontuou a questão da posse da vice-reitora após o afastamento e morte de Cancellier no ano passado. Já Ubaldo questionou a opinião do adversário sobre a extinção das fundações de amparo às pesquisas, por exemplo.
O segundo bloco foi pautado com base nas perguntas feitas pelos veículos de comunicação da UFSC. O terceiro tempo do debate os candidatos responderam aos questionamentos enviados pelas entidades da comunidade universitária e, no quarto tempo, Ubaldo e Irineu responderam sobre as demandas dos estudantes da universidade.
O primeiro turno da eleição
Continua depois da publicidade
No primeiro turno, feito na quinta-feira passada, três nomes disputaram o voto de aproximadamente 40 mil pessoas, entre alunos, professores e técnicos-administrativos. Irineu conquistou 34% dos votos, sendo a maioria vindos de estudantes, e Ubaldo, 33,7%, segundo lugar entre os professores e servidores. Ao todo, 14,7 mil pessoas votaram, o que equivale a 36,7% da comunidade acadêmica e docente da universidade.
As eleições na UFSC precisaram ser antecipadas este ano depois do suicídio do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em 2 de outubro do ano passado, dias após a operação Ouvidos Moucos ter sido deflagrada na instituição pela Polícia Federal. Na época, Balthazar acabou assumindo a função pois a vice-reitora Alacoque Erdmann, se afastou do cargo por motivos pessoais dias depois do incidente com Cancellier.
Mesmo após o resultado da votação na próxima quarta-feira, ainda não há uma data para que o novo reitor tome posse, já que a UFSC depende de burocracias e trâmites relacionados ao Ministério da Educação (MEC).
Confira a íntegra do debate, que foi transmitido pelo TJ UFSC em sua página no Facebook:
Leia também:
Irineu e Ubaldo disputam o segundo turno para a reitoria da UFSC