Os candidatos à Presidência ficarão frente a frente no debate transmitido pela TV Globo na noite desta quinta-feira (29), após a novela Pantanal. Para fazer a pergunta e responder o questionamento, os postulantes ao Planalto subirão em um púlpito, protagonizando confrontos diretos.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Vão participar os candidatos de partidos, federações ou coligações que tenham no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional e sem impedimento na Justiça — seja comum ou eleitoral —, conforme determina a legislação eleitoral. São eles: Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Bolsonaro e Lula vão para o tudo ou nada no debate da Globo
Continua depois da publicidade
Os sete candidatos estarão posicionados em cadeiras em torno de um púlpito, onde fica o mediador William Bonner e onde serão feitos os confrontos.
A ordem dos candidatos foi sorteada previamente e o tema das perguntas será sorteado pelo mediador. Na hora da pergunta o candidato se desloca para o púlpito, escolhe o candidato, que também se posiciona em frente. Assim que terminar a réplica e a tréplica, eles retornam para os seus lugares.
O debate será dividido em cinco blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres, o segundo e o quarto com temas determinados e o último de considerações finais. Cada candidato terá 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para réplica. Por outro lado, o candidato que responde terá três minutos que ele poderá dividir entre a resposta e a tréplica. No último bloco cada candidato terá um minuto para fazer suas consirações finais.
Por trás das camêras, estarão posicionadas as equipes. Cada candidato pode trazer dois assessores e um fotógrafo, que estarão sentados em cadeiras em torno do local onde acontece o debate.
Continua depois da publicidade
Cruciais na reta final, indecisos em SC têm maioria pobre, idosa e evangélica
Em caso da ausência de algum candidato, o lugar que seria dele terá uma placa com seu nome em cima, que será mostrada no momento em que ele deveria fazer uma pergunta. Da mesma maneira, concorrentes podem fazer as perguntas que seriam destinadas ao candidato ausente.
Assista ao vídeo e saiba tudo sobre as eleições 2022
Leia também
Eleições 2022: o que você precisa saber três dias antes da votação
Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV termina nesta quinta-feira
Justiça Eleitoral reforça alerta sobre sujeira nas ruas; veja valor da multa e como denunciar