Se os eleitores de Florianópolis esperavam novidades no primeiro programa eleitoral gratuito na televisão, veiculado entre as 13h e as 13h10 desta sexta-feira, o sentimento foi de mais do mesmo em relação à campanha de 2012. Promessas parecidas, a exposição dos problemas de sempre e até mesmo jingles idênticos aos daquela campanha foram explorados pelos candidatos.
Continua depois da publicidade
Dos sete concorrentes, apenas Maurício Leal (PEN) não utilizou os seus 11 segundos do total de 10 minutos que os candidatos dividiram com base na representação parlamentar dos partidos nas coligações. Segundo ele, a gravação foi feita, mas o arquivo foi salvo em um formato errado, o que inviabilizou a veiculação. O problema deve ser resolvido já para a exibição da noite.
Confira abaixo como foi cada programa, pela ordem definida pelo TRE-SC na sexta-feira passada:
Angela Albino (PCdoB)
Tempo: 1min39s
Continua depois da publicidade
A candidata abriu o programa relembrando a campanha de 2012, quando ficou em terceiro lugar na corrida à prefeitura. Disse que os debates sobre mobilidade urbana, meio ambiente, moradia, saúde e educação daquela campanha seguem atuais, quatro anos depois. “Os problemas seguem os mesmos e não foram resolvidos.” Para enfrentá-los, a candidata prometeu apresentar nos seus programas ideias que levarão a “uma nova Florianópolis”. Angela aproveitou também para apresentar o seu candidato a vice, Gabriel Kazape (PT). Ele reforçou a mensagem central da candidatura de ambos: “novas ideias para novos tempos”.
Gabriela Santetti (PSTU)
Tempo: 8s
A candidata defendeu que, se eleita, administrará a cidade por meio de conselhos populares.
Gean Loureiro (PMDB)
Tempo: 4min40s
Com quase metade do tempo total do horário eleitoral gratuito, o candidato foi o que menos teve de se adaptar às novas regras. Seu programa abriu com um clipe musical, em que o jingle de 2012 (“Floripa bate no peito, quero Gean prefeito”) foi renovado, com imagens de Gean e seu vice, João Batista Nunes, pela cidade em contato direto com os eleitores. Na sequência, registros de seu discurso – feito ao lado da mulher e das filhas – na convenção que o confirmou como candidato. Já naquele momento, ele prometeu ser “prefeito 24 horas por dia”, governar “com o coração” e que iria criar “áreas de lazer em todas as comunidades”.
Angela Amin (PP)
Tempo: 1min39s
O programa da candidata abriu relembrando ao eleitor que a mulher escolhida por seis vezes a melhor prefeita do Brasil está de volta e é candidata mais uma vez. Seu vice, o professor Rodolfo Pinto da Luz, falou sobre o currículo de Angela, exaltou suas qualidades e prêmios e que ela foi a vereadora com maior votação da história da Capital. “Não sou de falar, sou de fazer”, fechou Angela, afirmando ainda que sem gestão nada pode funcionar direito na cidade.
Elson Pereira (PSOL)
Tempo: 29s
O candidato foi outro que relembrou a campanha de 2012. “Se você que votou em mim daquela vez conseguir mais um voto, estaremos no segundo turno.” Ele prometeu programas sem “cenários falsos, de margarina” e convidou os eleitores a participar da campanha nas ruas e nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Murilo Flores (PSB)
Tempo: 1min11s
De acordo com o candidato, as “pessoas estão cansadas” da política tradicional e dos políticos de sempre. Lembrou as dificuldades que ele teve para ocupar os cargos pelos quais já passou, disse que precisou se preparar muito para alçar voos mais altos na carreira. Apresentou-se como um gestor técnico, com conhecimento para administrar e que vai governar a cidade de maneira técnica e com a ajuda de um time de técnicos.