Dois candidatos a prefeito e dois candidatos a vice participaram um debate para uma plateia de 400 estudantes, na noite de ontem, no ginásio da Udesc. O encontro, realizado pelo Diretório Acadêmico Nove de Março (Danma) em parceria com o DCE do Bom Jesus/Ielusc, reuniu Kennedy Nunes (PSD) e Leonel Camasão (PSOL).

Continua depois da publicidade

Carlito Merss (PT) enviou Eni Voltolini (PP) no seu lugar, assim como Marco Tebaldi (PSDB) mandou Gilberto Boettcher (PPS). Udo Döhler (PMDB) não conseguiu marcar presença por conflitos de agenda, assim como Rodrigo Coelho (PDT), seu vice.

O debate teve cinco blocos. No primeiro, cada um dos candidatos se apresentou para o eleitor. No seguinte, foram feitas perguntas pré-selecionadas para os candidatos sobre de que forma cada um poderia ajudar a Udesc.

Voltolini garantiu repetir a parceria que foi feita com a UFSC, enquanto Boettcher disse que pretende aproximar as empresas do dia a dia das universidades. Já Leonel quer aumentar o número de cursos de educação voltados para artes.

Continua depois da publicidade

Por fim, Kennedy disse que pretende ampliar as parcerias com a universidade para que possam ser oferecidas mais vagas nos cursos.

Depois, os candidatos foram questionados de como solucionar os problemas de mobilidade da zona Norte. Todos repetiram seus mantras de campanha. Leonel insistiu no uso intenso do transporte coletivo, com redução gradativa do custo da passagem.

Voltolini citou a necessidade de priorizar a criação de corredores de ônibus e a pavimentação de novas vias. Gilberto Boeetcher falou na necessidade de construção do eixão e da construção de novas ciclovias. Kennedy voltou a bater na tecla da diminuição de R$ 0,35 e na solução composta para o trânsito com elevados e um túnel.

Continua depois da publicidade

No terceiro bloco, cada candidato pode perguntar a outro com tema livre, resposta, réplica e tréplica. No quarto bloco, eles responderam a perguntas da plateia. O debate foi encerrado com as considerações finais.