O candidato ultraconservador Rick Santorum anunciou na tarde desta terça-feira que se retira da disputa republicana pela Casa Branca, abrindo, com isso, caminho para que Mitt Romney enfrente o presidente americano Barack Obama em novembro.

Continua depois da publicidade

– Mesmo que esta campanha presidencial tenha chegado ao fim para mim e suspendemos nossa campanha a partir de hoje, nós não abandonamos o combate – declarou Santorum durante entrevista coletiva em Gettysburg em seu reduto da Pensilvânia (nordeste), onde uma eleição primária deve ser realizada no dia 24 de abril.

Logo depois da entrevista, Mitt Romney divulgou um comunicado “cumprimentando” o ex-adversário de campanha. “Ele se revelou uma voz importante para o partido e o país”, afirmou no documento.

Rick Santorum deveria retomar nesta terça-feira o comício, após a pausa do feriado de Páscoa, marcado pela hospitalização de sua filha Bella, que sofre de uma anomalia cromossômica rara.

Após um final de semana no hospital, a menina de 3 anos recebeu alta na manhã de segunda-feira. Nesta terça-feira, durante entrevista à imprensa, Santorum disse que o estado de saúde de Bella melhorou.

Continua depois da publicidade

– É uma guerreira – afirmou.

Mas, após ter se reunido com a família “na mesa da cozinha”, o candidato decidiu se retirar da corrida.

– Vamos continuar a brigar pelos americanos que se mobilizaram e nos deram apoio para realizar o que nenhum analista político previu – disse, lembrando sua vitória inesperada em Iowa, no dia 3 de janeiro, e sua ascensão na disputa pela Casa Branca, que surpreendeu inúmeros observadores.

Santorum estava, nesta terça-feira, em segundo lugar, longe do favorito Mitt Romney, na batalha republicana para designar um adversário do presidente democrata Barack Obama na eleição de 6 de novembro.

O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich vinha em terceiro lugar, na frente de Ron Paul. Já Newt Gingrich informou que vai manter a candidatura, ao mesmo tempo em que pediu aos partidários de Santorum que se juntem a ele, num comunicado divulgado após o anúncio de Rick Santorum.

Continua depois da publicidade