Orlando Silva (Novo), candidato a prefeito em Florianópolis, participou de entrevista na manhã desta terça-feira (10) no Diário Catarinense e na CBN. A conversa ao vivo com o jornalista Mário Motta e com participação do colunista Ânderson Silva teve duração de 20 minutos e foi a oitava da série com os candidatos à prefeitura da Capital nas Eleições 2020.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020
Durante a conversa, o candidato falou sobre temas como a pandemia de coronavírus e disse que a vacina contra a doença não será obrigatória na cidade caso ele seja eleito, Impostos, privatizações, relação com a Câmara de Vereadores e mobilidade urbana foram outros temas abordados. Sobre o transporte, Orlando Silva defendeu ‘abrir concorrência’ para que mais empresas tenham possibilidade de operar o sistema na Capital.
— A gente vai continuar com consórcio Fênix, mas a gente tem que ter mais concorrência. Se tiver um outro operador de transporte público por vans ou por ônibus e que chegue para prefeitura e diga ‘olha, eu quero explorar uma linha que não existe hoje, eu quero ir do ponto A ao ponto B’, ele vai conseguir fazer isso. Nós vamos simplesmente liberar para a concorrência — declarou o candidato.
A série de entrevistas com os candidatos começou vai até o dia 12 de novembro, sempre às 10h, e pode ser acompanhada no NSC Total e na CBN Diário. Já participaram os candidatos Alexander Brasil (PRTB), Ângela Amin (Progressistas), Elson Pereira (PSOL), Gabriela Santetti (PSTU), Gean Loureiro (DEM), Hélio Barros (Patriotas), Jair Fernandes (PCO) e Orlando Silva (Novo).
Continua depois da publicidade
Confira a íntera:
Leia trechos da entrevista
Motivação para candidatura
“Eu sou simplesmente um cidadão comum que resolveu sair da indignação para a ação. Eu não concordava com uma série de coisas que eu via acontecendo na política. A gente até pode ignorar a política, mas não pode ignorar as consequências da política para a gente. E aí eu resolvei me lançar candidato.”
Pesquisa Ibope
“Essa pesquisa não me guia, não me orienta, não me impressiona. O que me impressiona é a receptividade que eu estou tendo nas ruas, nas ideias, nas propostas (…) E eu acho que o Novo vem para surpreender. Se eu vou para o segundo turno ou não, só os eleitores é que vão dizer.”
Relação com a Câmara de Vereadores
“Respeitar o legislativo não significa comprar o apoio do legislativo com cargos em comissão, com nomeações aqui e acolá. Significa expor de forma transparente, aberta e honesta as necessidades da cidade, e aí negociar, negociar com a Câmara de Vereadores, mas negociar numa nova base (…) O que importa é pegar o que existe de melhor nos vereadores, que é o interesse público, a grande maioria, e trabalhar na perspectiva de atender o interesse público, o interesse do cidadão. Mudar a regra do jogo.”
Vacina para a Covid-19
“Infelizmente, a vacina ainda está a cinco ou seis meses de distância, todos torcemos pelas boas notícias e pela rápida distribuição da vacina, que não será obrigatória no município, mas a gente acha que as pessoas voluntariamente vão se vacinar em massa.”
Continua depois da publicidade
Regras sanitárias
“A gente tem que reconhecer o coronavírus como uma nova realidade. A gente vai continuar com medidas de segurança sanitária, inclusive no que diz respeito ao uso das praias, mas não nessa maneira rigorosa, restritiva e acima de tudo sem sentido que vem sendo feita hoje, que é de proibir as pessoas de ficarem na areia (…) A gente vai pensar em alguma coisa que faça mais sentido no sentido de conciliar a saúde pública com o direito que as pessoas têm de existir, de viver plenamente.”
Série de entrevistas com candidatos
As entrevistas com os candidatos de Florianópolis são feitas diariamente às 10h, ao vivo, com duração de 20 minutos, e seguem até o dia 12 de novembro. Elas são transmitidas em tempo real pelo portal NSC Total e pelas redes sociais do Diário Catarinense. Todos os 10 candidatos da Capital foram convidados.
> Ibope Florianópolis: pesquisa aponta vitória de Gean no primeiro turno
Serão abordados temas relevantes da cidade, a fim de divulgar as propostas de cada um. O calendário de entrevistas segue a ordem alfabética dos nomes dos candidatos no Tribunal Superior Eleitoral.
Próximas entrevistas
Dia 11 – quarta-feira
Pedro Silvestre (PL)
Dia 12 – quinta-feira
Ricardo Vieira (Solidariedade)