Helio Bairros (Patriota) candidato a prefeito em Florianópolis, participou de entrevista na manhã deste sábado (7) no Diário Catarinense e na CBN Diário. A conversa ao vivo com o jornalista Mário Motta e com participação do colunista Ânderson Silva teve duração de 20 minutos e foi a sexta da série com os candidatos à prefeitura da Capital nas Eleições 2020.

Continua depois da publicidade

O candidato enalteceu a necessidade de desburocratização dos serviços públicos para facilitar a abertura de novas empresas e negócios, com mais agilidade também na geração de empregos. É o que ele chama de “máquina eficiente”. Além disso, Helio Bairros também destaca a necessidade em resolver ocupações irregulares do solo para evitar o que chama de “favelização” de Florianópolis.

— A fiscalização não é uma figura opressora. Ela existe para disciplinar o uso e ocupação do solo, conforme prevê a Constituição. Aqui [em Florianópolis] as pessoas acham natural a favelização. Temos que ter mão firme para coibir isso — afirma o candidato do Patriota.

A série de entrevistas com os candidatos começou nesta segunda-feira e vai até o dia 12 de novembro, sempre às 10h, e pode ser acompanhada no NSC Total e na CBN Diário. Alexander Brasil (PRTB), Ângela Amin (Progressistas), Elson Pereira (PSOL) , Gabriela Santetti (PSTU), Gean Loureiro (DEM) e Helio Bairros (Patriota) já participaram.

Nesta segunda-feira (7), a entrevista é com o candidato Jair Fernandes (PCO). O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro.

Continua depois da publicidade

Acompanhe ao vivo

Carga tributária

“Hoje a carga tributária do município é desestimuladora. Temos que eliminar os impostos de escritura, ITBI, ISS, para que o empresário tenha estímulo para construir casas que atendam a essa faixa da população” — ao se referir sobre como resolver moradias irregulares na Capital.

Ocupação irregular do solo

“Ocupação irregular, hoje, é o maior problema que temos no município. Tem candidato que propõe anistia urbana como forma de resolver isso. No meu governo vamos resolver essa questão. A fiscalização não é uma figura opressora, e existe para disciplinar o uso e ocupação do solo, conforme a Constituição. Aqui as pessoas acham normal a favelização”.

Sobre o vice

“Fiquei tão surpreso quanto todo mundo dentro do partido [pela saída de Edgar Lopes de vice da chapa]. Ele que tomou essa decisão, não interferi. A minha caminhada é para frente. Até está na bíblia: quem olha para trás vira pedra. Acredito que tenha sido por motivos pessoais, não políticos. Quem tem filho grande é elefante. Eu não poderia estar o carregando em uma situação tão dinâmica”.

As entrevistas 

Os candidatos Florianópolis são ouvidos sempre pela manhã, às 10h, dentro do programa Notícia na Manhã, comandado por Mário Motta. As entrevistas terão a participação do colunista Ânderson Silva. 

Continua depois da publicidade

Além de Florianópolis, os candidatos de Joinville são ouvidos pelo jornal A Notícia e os concorrentes à prefeitura de Blumenau são entrevistados pelo Jornal de Santa Catarina.