Gean Loureiro (DEM), candidato à reeleição a prefeitura de Florianópolis, participou de entrevista na manhã desta sexta-feira (6), no Diário Catarinense e na CBN. A conversa ao vivo com o jornalista Mário Motta e com participação do colunista Ânderson Silva teve duração de 20 minutos e foi a quinta da série com os candidatos à prefeitura da Capitalnas Eleições 2020.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020
Gean afirmou que a escolha do empresário Topázio Silveira Neto para ser o candidato a vice-prefeito da cidade tem como plano tornar Florianópolis mais atrativa a investimentos e proporcionar uma retomada da economia depois da crise econômica causada pela pandemia. Ele também falou sobre a mobilidade urbana, a atuação da prefeitura frente a crise sanitária e sobre planos para 2022. O prefeito comentou sobre a acusação de estupro e se diz envolto em um “jogo sujo”.
— Tive uma relação fora do casamento e me arrependo, isso já foi resolvido e pedi desculpas a minha família. Agora, se demostra de uma forma muito clara uma armação política. Um ato que aconteceu há mais de um ano, chegar às vésperas de uma eleição, onde as próprias fotos demonstraram que não existia nenhuma característica de estupro, como foi apresentado, foi sim de maneira consensual. O fato de ser na prefeitura, isso junto ao processo eu vou poder responder e esclarecer. Não conseguem criticar a revolução de obras e projetos que fizemos e tentam adentrar a vida pessoal — declarou o candidato.
> Ibope Florianópolis: pesquisa aponta vitória de Gean no primeiro turno
Continua depois da publicidade
A série de entrevistas com os candidatos começou nesta segunda-feira e vai até o dia 12 de novembro, sempre às 10h, e pode ser acompanhada no NSC Total e na CBN Diário. Alexander Brasil (PRTB), Ângela Amin (Progressistas), Elson Pereira (PSOL) , Gabriela Santetti (PSTU) e Gean Loureiro já participaram. No sábado (7), a entrevista é com o candidato Hélio Bairros (Patriotas). O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro.
Confira a íntegra:
Leia trechos da entrevista
Continuidade e permanência
“Muitas áreas que eram antes invisíveis na cidade, que não tinham nenhuma atenção do poder público, agora passaram a ter. Não tratamos nenhuma região diferente da outra. Reequilibramos as contas, concluímos todas as obras inacabadas. Transformamos a cidade em um canteiro de obras e com um planejamento de ações. Mas sabemos que não fizemos tudo, por isso temos uma programação de continuidade junto a iniciativa privada com investimentos de interesse coletivo. Se vencermos, nosso compromisso vai ser de 4 anos, não discutimos 2022.”
Pós eleição e lockdown
“Nós continuamos fazendo reuniões semanais entre os prefeitos da região de Florianópolis. E em nenhum momento se fala em novos fechamentos. Até porque o problema da taxa de transmissão não está no funcionamento regular destes estabelecimentos. Está sim, nas festas particulares onde acontece a origem das grandes transmissões. Ou quando não se cumpre os protocolos estabelecidos. Se houver o cumprimento de todas as regras sanitárias, já haverá uma diminuição das taxas de transmissão.”
> Veja a lista de candidatos a prefeito e vereador em SC
Transporte público
“Nós temos diversos investimentos que vão ser realizados e uma política pública que já foi iniciada. Para a população deixar o transporte individual e migrar para o coletivo era necessário oferecer conforto e segurança. Hoje nós temos a frota mais recente do Brasil, câmeras e ar-condicionados nas linhas direitas. Optamos por não reajustar a tarifa, na verdade fizemos o contrário e reduzimos. Isso já trouxe um acréscimo de 5% de usuários. E também reduzimos o tempo de deslocamento. Vamos trabalhar em novos investimentos para continuar dando prioridade ao transporte coletivo.”
Continua depois da publicidade
Temporada 2021
“Sabemos que existem ciclos da doença e a partir do momento que as flexibilizações acontecem novos picos aparecem. Nós voltamos a ter um crescimento das taxas do coronavírus na cidade. A nossa meta agora é conseguir que, com as medidas de monitoramento e controle dos doentes, possamos chegar a temporada com uma situação mais tranquila. Não faremos como em outras temporadas, com aglomeração, mas a economia vai funcionar. Vamos ter um verão com turistas na cidade e estabelecimentos funcionando, mas a fiscalização vai garantir que todos os protocolos sejam seguidos.”
Economia
“Nós já estamos trabalhando nesta retomada da economia. O programa juro zero, programa de linha de crédito, é o único que atende micro empresas e não apenas MEI. Nós estamos trabalhando em um programa de incentivo à economia com a desburocratização na abertura de empresas e para os investimentos acontecerem com mais agilidade. Essa atratividade que vai gerar empregos. Por isso a escolha do vice Topázio Silveria Neto. Um empreendedor que começou de baixo e hoje tem 14 mil colaboradores.”
As entrevistas
Os candidatos Florianópolis são ouvidos sempre pela manhã, às 10h, dentro do programa Notícia na Manhã, comandado por Mário Motta. As entrevistas terão a participação do colunista Ânderson Silva.
Já participaram os candidatos Alexander Brasil (PRTB), Ângela Amin (Progressistas), Elson Pereira (PSOL) e Gabriela Santetti (PSTU).
Continua depois da publicidade
Além de Florianópolis, os candidatos de Joinville são ouvidos pelo jornal A Notícia e os concorrentes à prefeitura de Blumenau são entrevistados pelo Jornal de Santa Catarina.
Próximas entrevistas
Dia 7 – sábado
Hélio Bairros (Patriotas)
Dia 9 – segunda-feira
Jair Fernandes (PCO)
Dia 10 – terça-feira
Orlando Silva (Novo)
Dia 11 – quarta-feira
Pedro Silvestre (PL)
Dia 12 – quinta-feira
Ricardo Vieira (Solidariedade)