João Natel (PDT) participou nesta quinta-feira (5) da série de entrevistas com os 12 candidatos a prefeito em Blumenau nas eleições 2020. Ao vivo, falou ao Jornal de Santa Catarina sobre algumas ações que faria se eleito. Entre elas reduzir cargos comissionados e o número de secretarias, solucionar o déficit do Issblu, construir centros de convenções, parques e arena esportiva e priorizar a educação, com escolas em tempo integral e a busca por tornar a Furb 100% pública.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020
Natel já foi reitor da universidade de Blumenau e diz ter aprendido muito sobre gestão com essa experiência. Para ele, a Furb deve ser federalizada ou estadualizada para oferecer todos os cursos gratuitamente. No modelo atual, não contribui para a cidade, avaliou.
— Educação é muito importante no nosso plano — enfatizou.
Continua depois da publicidade
O candidato defende escolas em tempo integral, incentivos para o esporte e a construção de três grandes parques: nas regiões da Velha, Garcia e Itoupavas. Natel falou também sobre o combate ao coronavírus, sobre desburocratização para empresas, turismo e saúde. Veja a entrevista completa abaixo.
— Queremos contruir uma arena esportiva, como a de Jaraguá, na região da Itoupava Norte.
— Empresários não pedem incentivos, pedem desburocratização. Os alvarás estão demorando muito para sair e estamos perdendo empresas.
— É inaceitável que a prefeitura pedale mês a mês com o Issblu. Temos que ter mais servidores, estipular um teto máximo de aposentadoria para que o instituto seja saudável.
— A pandemia vai continuar e os efeitos dela também. Precisamos ter atitudes mais fortes, evitar aglomerações para que lojas não precisem ser fechadas às vésperas do Natal.
Continua depois da publicidade
Assista à entrevista
A agenda de entrevistas
A série de entrevistas vai seguir a ordem alfabética do nome de registro do candidato a prefeito, como descrito no campo “Nome Completo”, no sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
3/11 – Terça-feira
“Participação popular é necessária”, diz Ana Paula Lima (PT); confira entrevista
4/11 – Quarta-feira
“Tarifa zero no transporte coletivo é real”, diz Geórgia Faust (PSOL); confira entrevista
“É preciso resgatar a importância de Blumenau”, diz Ivan Naatz (PL); confira entrevista
5/11 – Quinta-feira
18h – Jairo Santos (PRTB)
19h – João Natel (PDT)
6/11 – Sexta-feira
18h – Mário Hildebrandt (Podemos)*
19h – Mário Henrique Kato (PCdoB)
7/11 – Sábado
18h – João Paulo Kleinübing (DEM)*
19h – Odair Tramontin (Novo)
9/11 – Segunda-feira
18h – Ricardo Alba (PSL)
19h – Wanderlei Laureth (Avante)
* Por conta da incompatibilidade da agenda de um dos candidatos, ambas as assessorias, em comum acordo, aceitaram a troca de horários.
Continua depois da publicidade