O debate da NSC TV com os candidatos ao governo de SC nas Eleições 2022 foi marcado pelo clima tenso, mas também por momentos de descontração nos bastidores.
Continua depois da publicidade
Quem são os nomes fortes que estiveram com candidatos ao governo de SC no debate da NSC TV
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A movimentação para o debate começou mais de uma hora antes do início da chegada dos candidatos aos estúdios. Do lado de fora, cabos eleitorais de concorrentes balançavam bandeiras ao som de jingles das campanhas — alguns atualizados em ritmo de balada. Na chegada de alguns concorrentes, até fogos de artifícios foram disparados pelos apoiadores.
Na preparação para o debate, o clima começou a passar da leveza para a tensão. Os candidatos Décio Lima (PT) e Odair Tramontin (Novo), praticamente opostos no campo ideológico, aproveitaram o encontro no estúdio para darem um “abraço de blumenauenses” — os dois têm a principal cidade do Vale do Itajaí como base política. O clima fraterno terminou com Tramontin anotando o telefone de Décio.
Continua depois da publicidade
Ainda antes do debate, Ralf Zimmer (Pros) também tentou amenizar a expectativa ao dizer que convidaria adversários para um churrasco. Depois de uma discussão entre os candidatos Décio e Jorge Boeira (PDT) antes mesmo do início do debate, brincou fazendo referência à personagem Juma, da novela Pantanal, dizendo que também iria “virar onça”.
A discussão entre Décio e Boeira (PDT) repetiu o clima pouco amistoso entre os presidenciáveis de seus partidos, Lula e Ciro Gomes. Após Décio repetir que é o candidato de Lula no Estado durante a testagem de som, o pedetista citou também outros nomes envolvidos em polêmicas sobre corrupção no PT, como Delúbio Soares e Zé Dirceu, o que desagradou o petista.
O início do debate deixou de lado qualquer descontração e trouxe de volta a rivalidade entre os candidatos. As estratégias de acusações contra os adversários foram intensificadas após a última pesquisa Ipec que mostrou um empate técnico com até quatro candidatos.
Nas quase três horas de debate, os candidatos debateram sobre temas como educação, infraestrutura e saúde. Também abordaram polêmicas envolvendo os adversários, o que elevou o tom do debate logo no primeiro bloco. Os concorrentes também se ativeram à estratégia traçada para a última semana de campanha eleitoral. Foi o caso de Décio Lima, tentando reforçar a relação dele com o presidenciável Lula, e de Moisés, ao tentar destacar ações realizadas durante o mandato.
Continua depois da publicidade
Ao fim do debate, os postulantes ao governo de SC se cumprimentaram e deram entrevistas antes de deixar o local. Ralf Zimmer, que fez críticas ao governador Moisés durante o debate, foi procurado pelos adversários. Com Décio, comentou as críticas que fez ao candidato à presidência do PDT, Ciro Gomes, em respostas ao representante do partido no Estado, Jorge Boeira: “acho que te ajudou, né?”, afirmou, em referência à estratégia de voto útil do ex-presidente Lula, que tenta atrair votos de outros presidenciáveis.
Confira 30 fatos sobre as Eleições 2022 no vídeo
Leia também
Pode votar de bermuda? Confira perguntas inusitadas sobre as Eleições 2022
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira
Prisão e campanha eleitoral: o que pode e não pode na reta final das Eleições 2022