Gabriela Santetti (PSTU), candidata a prefeita em Florianópolis, participou de entrevista na manhã desta quinta-feira (5) no Diário Catarinense e na CBN. A conversa ao vivo com o jornalista Mário Motta e com participação do colunista Ânderson Silva teve duração de 20 minutos e foi a quarta da série com os candidatos à prefeitura da Capital nas Eleições 2020.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020

​Gabriela defendeu que a candidatura do PSTU se apresenta como “uma alternativa socialista para Florianópolis” que propõe que os modelos políticos e econômicos atuais sejam repensados. Ela também falou sobre transporte público, financiamento da prefeitura e coronavírus. Sobre a pandemia, ela defendeu um lockdown imediato de 30 dias para conter a doença.

— Nós defendemos um lockdown de 30 dias, uma quarentena real, para evitar que isso continue se arrastando. Nós tivemos uma quarentena que não parou setores produtivos importantes, como a construção civil, como o telemarketing, e hoje a gente tem uma política que não faz sentido para população. Você pode pegar um ônibus lotado para ir trabalhar mas você não pode ir para a praia — declarou a candidata.

> Ibope Florianópolis: pesquisa aponta vitória de Gean no primeiro turno

Continua depois da publicidade

A série de entrevistas com os candidatos começou nesta segunda-feira e vai até o dia 12 de novembro, sempre às 10h, e pode ser acompanhada no NSC Total e na CBN Diário. Alexander Brasil (PRTB), Ângela Amin (Progressistas), Elson Pereira (PSOL) e Gabriela Santetti (PSTU) já participaram. Nesta sexta (6), a entrevista é com o candidato Gean Loureiro (DEM), que concorre à reeleição. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro.

Confira a íntegra:

Leia trechos da entrevista

Alternativa socialista

“O capitalismo já mostrou que não e capaz de resolver nem os problemas da pandemia que ele mesmo causa (…) Nesse sentido, é necessário que a gente repense o conjunto da nossa sociedade, o sistema econômico e político, que faz com que o lucro venha muito acima da vida.”

Financiamento da prefeitura

“É preciso inverter a lógica do financiamento da prefeitura hoje. É preciso romper com os mega salários. A gente defende que o prefeito e os vereadores recebam um salário de professor. É preciso acabar imediatamente com os cargos comissionados (…) E, para além disso, cobrar as grandes empresas, parar de cobrar uma dívida que não existe, que só faz encher os bolsos dos grandes empresários e dos bancos, e reverter esse dinheiro para as áreas sociais”

> Veja a lista de candidatos a prefeito e vereador em SC

Transporte público

“Nós defendemos a estatização total, o fim das concessões, a estatização do sistema de transporte, com a criação de uma empresa municipal que consiga garantir o passe livre para toda a população, em especial para estudantes e desempregados. Florianópolis é uma cidade muita rica, mas existe dívidas de grandes empresas que não são cobradas por falta de interesse público. Existe uma dívida pública que é paga pelo município na casa de bilhão de reais que não deve ser paga.”

Continua depois da publicidade

Coronavírus e economia

“Para garantir justamente que essa situação não se arraste até o verão, não chegue no verão tendo que tomar medidas ainda mais drásticas, é necessário agora se faça uma quarentena real, e que inclusive é possível sem o desemprego, sem a quebra das pequenas empresas, basta que o investimento a nível de bilhões que os governos fizeram para salvar os grandes bancos seja investido não nas grandes empresas mas nos pequenos negócios, nos trabalhadores.”

As entrevistas

Os candidatos Florianópolis são ouvidos sempre pela manhã, às 10h, dentro do programa Notícia na Manhã, comandado por Mário Motta, com a participação do colunista Ânderson Silva.

Já participaram os candidatos Alexander Brasil (PRTB), Ângela Amin (Progressistas) e Elson Pereira (PSOL).

Além de Florianópolis, os candidatos de Joinville são ouvidos pelo jornal A Notícia e os concorrentes à prefeitura de Blumenau são entrevistados pelo Jornal de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Próximas entrevistas

Dia 6 – sexta-feira

Gean Loureiro (DEM)

Dia 7 – sábado

Hélio Bairros (Patriotas)

Dia 9 – segunda-feira

Jair Fernandes (PCO)

Dia 10 – terça-feira

Orlando Silva (Novo)

Dia 11 – quarta-feira

Pedro Silvestre (PL)

Dia 12 – quinta-feira

Ricardo Vieira (Solidariedade)

Leia também

‘Somos a candidatura que se opõe ao governo Bolsonaro’, diz Elson Pereira, candidato a prefeito em Florianópolis

Ângela Amin destaca experiência e promete ‘ação voltada ao cidadão’ em Florianópolis

‘Vamos administrar com os melhores’, diz Alex Brasil, candidato a prefeito de Florianópolis