Ana Paula Lima (PT) foi a primeira a participar da série de entrevistas com todos os candidatos à prefeitura de Blumenau nas Eleições 2020, promovida pelo Jornal de Santa Catarina. As perguntas foram feitas ao vivo nesta terça-feira (3). Na conversa de 20 minutos, Ana Paula falou da intenção de ter um governo com orçamento participativo (que é quando a população ajuda a definir obras prioritárias), das filas das creches, transporte coletivo e de corrupção.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições 2020
Os jornalistas Augusto Itter e Pedro Machado começaram o bate-papo falando do desgaste do Partido dos Trabalhadores no cenário nacional. Ana Paula defendeu que não percebe animosidade em Blumenau, sendo bem recebida nos lugares onde passa. Contou, também, que a decisão de ser candidata foi política, um pedido do partido.
— No ranking dos partidos corruptos o PT não está no topo, basta uma pesquisa no google para ver isso — argumentou.
Continua depois da publicidade
Depois, alguns pontos do plano de governo da candidata foram destacados. Ana Paula explicou como colocaria em prática o orçamento participativo, como pretende zerar as filas das creches e melhorar o transporte coletivo. Saúde e educação serão prioridades, prometeu. A petista ainda ressaltou que as boas práticas adotadas no governo do marido, Décio Lima, seriam retomadas caso eleita.
— Se a prefeitura ouvisse a comunidade, obras como o Parque das Itoupavas não seriam feitas. Para não haver obras dessa natureza a participação popular é necessária.
— A prefeitura tem muitas obras de creches para entregar. Tem que terminá-las, trabalhar com creches comunitária e, se for necessário, eventualmente, comprar vagas em creches particulares. Creche tem que ser em tempo integral, nenhuma mulher trabalha meio período.
— A tarifa social é quando o usuário do transporte coletivo paga metade da passagem em horários com menos demanda e aos finais de semana. Além do bilhete único, em que se paga uma passagem para andar durante todo o dia, garantindo que as pessoas voltem a utilizar o ônibus na nossa cidade, que já foi referência nacional.
Assista à entrevista completa
Próximas entrevistas
3/11 – Terça-feira
19h – Débora Arenhart (Cidadania)
4/11 – Quarta-feira
18h – Geórgia Faust (PSOL)
19h – Ivan Naatz (PL)
5/11 – Quinta-feira
18h – Jairo Santos (PRTB)
19h – João Natel (PDT)
6/11 – Sexta-feira
18h – Mário Hildebrandt (Podemos)*
19h – Mário Henrique Kato (PCdoB)
7/11 – Sábado
18h – João Paulo Kleinübing (DEM)*
19h – Odair Tramontin (Novo)
9/11 – Segunda-feira
18h – Ricardo Alba (PSL)
19h – Wanderlei Laureth (Avante)
* Por conta da incompatibilidade da agenda de um dos candidatos, ambas as assessorias, em comum acordo, aceitaram a troca de horários.
Continua depois da publicidade