Reflexo branco em vez de vermelho quando os olhos são expostos, por exemplo, ao flash de uma máquima fotográfica. Esse é o principal sinal do retinoblastoma, um tipo de câncer que se desenvolve na retina e é mais comum em crianças de até quatro anos de idade.

Continua depois da publicidade

Além do reflexo branco, esse tipo de câncer pode apresentar como sinais a baixa visão, o estrabismo e a deformação do globo ocular.

O diagnóstico é geralmente realizado após o teste do reflexo vermelho e confirmado pelo exame de fundo de olho, feito por oftalmologistas.

– Nos casos iniciais, a doença é curável com tratamento oftalmológicos. Em casos mais avançados, pode ser necessária quimioterapia e radioterapia – afirma o médico Renato Melaragno, oncologista pediátrico do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Em alguns casos, diz ele, é necessária a retirada cirúrgica do globo ocular, que pode ser substituído por uma prótese estética.

– Daí a importância de realizar consultas oftalmológicas a partir do nascimento e também reconhecer os primeiros sinais da doença – diz o médico.

De acordo com dados de 2010 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência do retinoblastoma no Brasil em crianças menores de quatro anos é o dobro da registrada na Europa e nos Estados Unidos, onde surgem entre 10 e 12 casos de câncer ocular para cada milhão de habitantes.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a incidência varia entre 21 e 27 por milhão.