Uma pesquisa divulgada em dezembro de 2024, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), aponta que o número de casos de câncer de pele no Sul do país passa da média nacional. Segundo a análise, são registrados 150 casos de câncer de pele para cada 100 mil habitantes na região. Com a alta temporada, algumas atitudes preventivas são necessárias para que esse índice não se torne cada vez maior.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso do protetor solar é indispensável todos os dias. O produto protege as camadas da pele contra a radiação ultravioleta, que pode levar ao câncer de pele e ao envelhecimento precoce.
No entanto, dados de uma pesquisa realizada em 2022, pelo Instituto de Cosmetologia de Campinas, no estado de São Paulo, demonstram que 71% da população brasileira não tem o hábito de usar protetor solar diariamente. A pesquisa ouviu 1.871 pessoas de 27 estados brasileiros.
Tipos de câncer de pele
A oncologista Ana Cláudia Galdino, especialista no tratamento de câncer de pele, relembra a importância do uso correto do protetor solar, principal produto responsável no combate da doença.
Continua depois da publicidade
— O protetor solar funciona como uma barreira física, bloqueando a entrada dos raios solares — informa a especialista.
De acordo com a médica, Santa Catarina é a região do país com mais casos de melanoma, o nível mais grave de câncer de pele, que é mais propenso a atingir adultos brancos. Segundo a especialista, o melanoma é mais agressivo e fatal, podendo se espalhar para outras regiões do corpo.
Há, ainda, o câncer de pele não melanoma, que ocorre principalmente nas áreas do rosto, pescoço e orelhas. Normalmente, as vítimas dessa doença passaram diversas horas por dia, ao longo da vida, expostas à luz do sol, sem protetor solar.
Continua depois da publicidade
Uso correto do protetor solar
Segundo a oncologista, para garantir que o uso do protetor seja feito da maneira certa, prevenindo possíveis casos da doença, é necessário:
- Fazer o uso do produto todos os dias;
- Utilizar um filtro solar de, no mínimo, 30 FPS;
- Aplicar o produto mais de uma vez ao dia;
- Se estiver em praias ou piscinas, reaplicar o produto após sair da água, em intervalos de uma hora;
- Evitar a exposição ao sol nos horários de maior intensidade da luz;
- Utilizar chápeus e outros materias que bloqueiem a luz do sol.
Como se proteger do calor na temporada
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estas são algumas das formas de se proteger do calor na alta temporada:
- Esteja preparado(a): pesquise sobre o tempo na sua região antes de sair para os seus compromissos;
- Mantenha a casa fresca, fechando as cortinas durante os períodos mais quentes do dia e abrindo as janelas durante a noite para refrescar a casa;
- Mantenha-se hidratado(a): beba muita água, antes mesmo de sentir sede;
- Use roupas leves e soltas;
- Carregue sempre uma garrafa de água e uma toalha pequena para se hidratar e se refrescar;
- Saiba reconhecer sinais e sintomas de doenças relacionadas ao calor.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Sol, saúde e diversão: descubra como proteger sua pele e ativar o modo verão
Da praia ao relax: dicas essenciais para revitalizar corpo e mente no verão