Apesar de uma das cancelas instaladas em uma rua próxima ao Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, na Estrada João de Souza Mello e Alvim, ter sido depreda e uma parte furtada no sábado, a Prefeitura garante que o aparelho será consertado e que os equipamentos serão mantidos no local. As cancelas suspendem o trânsito na via durante pousos e decolagens.

Continua depois da publicidade

Segundo o gerente de operações do Ittran, Marcelo Donner, foi registrado boletim de ocorrência relatando o furto e o vandalismo e a Polícia Civil investiga o caso. Outra cancela teve a haste de alumínio retirada pelo próprio Ittran para prevenir novo furto enquanto os equipamentos não voltam a funcionar.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte, informa que vai se reunir nesta segunda-feira com Ittran para definir quando os equipamentos serão consertados.

– A minha preocupação é que isso retarde a homologação do ILS (Instrument System Landing, sistema que auxilia a navegação aérea e que orienta aeronaves nas operações), que estava muito perto de acontecer – lamenta o secretário.

Continua depois da publicidade

:: Ittran orienta sobre cancelas em rua próxima ao aeroporto de Joinville ::

O ILS estava previsto para ser homologado em maio deste ano e o funcionamento das cancelas era uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Quando questionado se a Prefeitura pretende retirar as cancelas durante a noite para evitar novas depredações ou adotar alguma fiscalização no local, Jalmei disse que essa não é a solução.

– Não podemos ficar reféns de um dou dois que depredam o patrimônio público – afirma.

Antes da instalação das cancelas, na última terça-feira, o controle do trânsito era feito por dois semáforos, que nem sempre eram respeitados pelos motoristas. No entanto, a interrupção total do trânsito é necessária, conforme a Prefeitura, para evitar a interferência no sistema de navegação aérea.

Continua depois da publicidade