A praia de Canasvieiras, em Florianópolis, agora passa a contar com boias azuis e placas para informar a profundidade em pontos específicos por conta do alargamento da faixa de areia. A previsão é que neste sábado a instalação fique pronta, segundo informa o Coronel Diogo Losso, do Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

— As boias azuis são medidas que foram definidas no fim do ano passado, como ações mitigatórias para a praia de Canasvieiras após a ocorrência de três afogamentos, sendo dois com mortes. Foi colocada também sinalização informando que há uma alteração na morfologia da praia e placas informando o afundamento abrupto, raias onde está ocorrendo o aterro hidráulico e as boias delimitando onde há o afundamento — explica o coronel.

As boias vão ficar durante todo o verão até que a praia volte a ter o perfil que tinha anteriormente, e a empresa responsável pela obra estima de seis meses a um ano.
Boias azuis colocadas na praia
Boias azuis colocadas na praia (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

As medidas de segurança foram definidas no fim de 2019, explica o Coronel, e já houve aumento no efetivo que patrulha a praia.

— As medidas mitigatórias já ocorrem desde o ano passado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Florianópolis através da Guarda Municipal e da Defesa Civil, numa ação conjunta foi definido o aumento de guarda-vidas, também contamos com apoio de quadriciclos para ronda, foram instalados cinco cadeirões para que os guarda-vidas tenham uma visão ampliada da faixa areia e do mar, as placas de sinalização a cada 50 metros informando o perigo do afundamento abrupto e as boias de sinalização.

Continua depois da publicidade