As praias de Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, voltaram a ter pontos balneáveis após mais de um mês com água totalmente imprópria para banho. No início da temporada de verão, ainda em dezembro, todo o Norte da Ilha foi reprovado para banho.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o relatório do Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA-SC), divulgado nesta terça-feira (31), apenas quatro pontos na praia dos Ingleses seguem sem aprovação para banho. Canasvieiras, porém, voltou a estar totalmente própria.
Já a praia vizinha, Cachoeira do Bom Jesus, tem todos os pontos analisados reprovados para utilização de banhistas.
As praias de Jurerê, Daniela, Santo Antônio e Cachoeira do Bom Jesus já são consideradas totalmente balneáveis.
Continua depois da publicidade
Piora na balneabilidade de praias de SC acende alerta para fragilidades no saneamento
Dos 87 pontos analisados pelo IMA em toda Capital, 64 foram considerados próprios — o que significa 73% das praias da Ilha estão balneáveis.
Epidemia de diarreia e balneabilidade
Logo após as praias do Norte da Ilha se mostrarem impróprias para banho, Florianópolis decretou epidemia de diarreia — quando se aproximou dos mil pacientes com a doença. Especialistas ouvidos pelo NSC Total afirmaram a relação entre as duas situações. A prefeitura, porém, descartou a possibilidade de uma ter relação com a outra.
Conforme o médico especialista em gastroenterologia Nelson Silveira Cathcart, os causadores principais do surto de diarreia nas cidades, geralmente, estão na água e alimentos contaminados por microrganismos, que com a chegada do verão se proliferam com mais facilidade.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, a contaminação de redes fluviais foi um dos principais fatores do aumento no número de casos da doença, e a queda no número de praias próprias para banho. Isso porque os desastres naturais, registrados em dezembro, no Estado, podem ter ocasionado a contaminação de mares e rios.
De acordo com o IMA, que confirmou a explicação, a principal causa da piora na balneabilidade foi, de fato, a chuva de dezembro.
Veja no mapa os pontos impróprios e próprios ao banho em praias de SC
Leia também
Surto de diarreia em SC: veja causas, sintomas e tratamento
Praias de SC apresentam melhora na balneabilidade; veja relatório