O canal que dá acesso ao Complexo Portuário do Itajaí-Açu permanece fechado nesta quinta-feira. A previsão da Praticagem era que nesta manhã as manobras já pudessem ser feitas, mas em função das condições do mar e do vento forte, o canal continua fechado até que o tempo melhore.

Continua depois da publicidade

Desde a quarta-feira dois navios da Portonave não conseguiram atracar no porto, além de um rebocador da Petrobras. A previsão era que nesta quinta o vento diminuísse a intensidade. Na quarta, Itajaí registrou rajadas de até 42 km/h e Navegantes de 40 km/h.

De acordo com o meteorologista da Central de Meteorologia da RBS, Leandro Puchalski, os ventos fortes ocorreram em função de um sistema de baixa pressão aliado ao ar frio sobre o mar. A condição atingiu todo o Estado e deve continuar de forma mais branda durante esta quinta-feira.

– No geral, as rajadas permanecem entre 40 km/h e 60 km/h prejudicando a navegação, principalmente de pequenas embarcações. Nesta quinta o vento forte deve continuar sobre o mar. Na sexta o tempo volta a ser mais favorável para navegação – explica.

Continua depois da publicidade