A Defesa Civil de Santa Catarina informou na manhã desta segunda-feira (13) ter concluído a abertura de 100% do canal extravasor da barragem de Taió, no Alto Vale do Itajaí. A medida é necessária para liberar espaço de armazenamento na estrutura de contenção de cheias. Técnicos passaram o fim de semana no local para consertar um cabo que havia rompido e impedia a execução completa da manobra.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A abertura do canal extravasor começou na quinta-feira (9) e durante a operação um cabo de aço rompeu. A informação veio a público na sexta (10), quando um vídeo repercutiu na internet ao expor a situação. No mesmo dia, à noite, a Defesa Civil confirmou a situação e disse que enviaria equipes ao local no sábado (11) para fazer o reparo.

Conforme vídeo divulgado pelo órgão no domingo (12), foi possível recolocar o cabo que havia rompido, permitindo que às 10h40min um metro e meio da comporta do canal extravasor fosse aberta. Cerca de duas horas depois, mais meio metro foi aberto.

A operação foi finalizada na manhã desta segunda, quando os 3,5 metros foram abertos. Às 13h, a barragem de Taió estava com 30,37% de ocupação e todas as comportas abertas.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Chuva retorna a Santa Catarina e acumulados podem chegar a 200 milímetros, diz Defesa Civil

Perdas da safra de cebola com as chuvas em SC equivalem a um mês do consumo no país

Novo prazo para pagar impostos é concedido para catarinenses atingidos por estragos da chuva