O canal do Youtube Depois das Onze que trata de assuntos relacionados à adolescência e começo da vida adulta com humor e é comandado por Thalita Meneghim e a amiga Gabriela Fernandes – tem quase 250 mil inscritos. Não chega aos milhões como o 5incominutos de Kéfera Buchmann, considerada a mulher mais influente do Youtube no Brasil, mas tem ótimos números para um canal catarinense. O alcance, inclusive, é nacional – o público se divide majoritariamente entre catarinenses e paulistas, além de cariocas e mineiros.

Continua depois da publicidade

Um dia com a Thalita Meneghim: conheça a rotina de uma das garotas mais populares da web

Criado em setembro de 2013, o canal começou de forma amadora, com vídeos gravados nas casas da dupla. Como Thalita já tinha um público teen fiel por conta de sua participação na web série A Vida de Mel, o novo canal foi fazendo sucesso. Cerca de um ano depois da estreia, as garotas foram convidadas a fazer parte do Dia Estúdio, única network do Youtube (como são chamadas quem faz a ponte entre os canais e o Youtube, dando suporte com conteúdo, audiência e publicidade) do Sul do país.

– A gente estava testando um formato de network e achei que elas tinham potencial. O canal foi o primeiro que chamamos. Deu tão certo que a gente replicou o modelo em outros. Agora, a ideia é levar o Depois das Onze para a rádio e para o teatro – revela o diretor Rafa Dias.

Continua depois da publicidade

Em novembro de 2014, já dentro da network, o canal se profissionalizou em diferentes aspectos como produção, roteiro e métricas. O crescimento também acelerou: em julho, o Depois das Onze alcançou 100 mil inscritos. Poucos meses depois, em setembro, chegou a 200 mil. Thalita e Gabriela já são reconhecidas na rua pelos fãs e começam a ganhar dinheiro com o canal. Estão estampadas em outdoors do Colégio Energia por toda a cidade, primeiro contrato publicitário que fecharam. Seus perfis pessoais nas redes sociais também atraem anunciantes interessados que elas vistam as roupas e acessórios de suas marcas. O valor mínimo de um post no Instagram de Thalita, que tem mais de 55 mil seguidores, é de R$ 250.

Para ganhar não só o público adolescente mas também as mães, há algumas regras. Cientes das responsabilidades junto aos fãs, as meninas não falam palavrão e evitam fazer apologias que possam ser polêmicas.

– A gente quer que as mães deixem seus filhos verem a gente tranquilamente, por isso o cuidado em não denegrir nossa imagem com esse público. Tem várias mães que vêm falar que deixam os filhos assistirem ao nosso canal – conta Thalita.

Continua depois da publicidade

Entre os vídeos mais populares estão o Teste de Amizade, um desafio em que quem errar a resposta ganha uma ovada na cabeça, e o 50 Fatos Sobre Nós. A duração deles varia entre cinco e 20 minutos. Recursos de edição garantem um bom ritmo, e mesmo os mais longos não costumam ser cansativos de assistir.

“Criada” na internet, é no canal que Thalita exercita a criatividade, mas ela conta que levou um pouco do jeito descontraído do canal para a TV (ela trabalha como repórter no programa Mistura, da RBS TV).

– A gente tem que se adaptar para a TV e às vezes sou um pouco mais séria. Na internet, a gente pode dizer o que quiser, pode pagar mico, ficar feia, ficar bonita, rir pra caramba e na TV, não. Tem que ter uma certa formalidade, mesmo no entretenimento. Mas eu comecei a fazer até vlog na televisão. Levei essa linguagem nova da internet, do nosso canal. Teve crítica, claro, muita gente não gostou e não entendeu. Mas é um começo, né. Um começo da internet na televisão – diz.

Continua depois da publicidade