A ministra canadense de Relações Exteriores, Chrystia Freeland, disse nesta segunda-feira que voltará a Washington antes do fim de semana para retomar negociações sobre o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

Continua depois da publicidade

Freeland esteve em Washington na terça-feira passada e afirmou que um acordo com os Estados Unidos era “possível”, mas sem fixar uma data para o retorno.

Sua equipe técnica continuou trabalhando com a americana, e Freeland prosseguiu em contato com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, durante esta “fase intensiva das negociações”.

“Acordamos que vamos continuar nossas discussões em Washington daqui até o fim de semana”, mas não se estabeleceu uma data precisa, disse a ministra à imprensa.

Continua depois da publicidade

Freeland declarou que se reuniu nesta sexta-feira com representantes do setor de laticínios, que teme que Ottawa ceda às pressões de Washington para facilitar a entrada da produção americana.

Ottawa protege o setor de laticínios, que está em grande parte excluído do Nafta atual, fixando controles de produção e preços de leite, ovos e aves.

Freeland disse que teve uma “conversa boa e longa” com o setor de laticínios. “Era importante para nós escutarmos seus pontos de vista e para mim era a ocasião de ouvi-los diretamente”, disse.

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos querem ter mais acesso ao mercado do Canadá e isso se tornou um dos obstáculos a resolver para modernizar o acordo.

Outros temas pendentes entre Canadá e Estados Unidos são o mecanismo de resolução de controvérsias entre os sócios do Nafta e os subsídios canadenses a seu setor cultural.

* AFP