O governo canadense planeja acertar com Turquia, Jordânia e Líbano um plano para receber 25 mil refugiados sírios que atualmente se encontram nos três países, anunciou nesta segunda-feira o ministro canadense da Imigração, John McCallum.
Continua depois da publicidade
“O governo está comprometido a receber 25 mil refugiados até o final do ano e devemos fazê-lo da maneira correta, dando toda a importância que exigem temas como segurança e saúde”, assinalou McCallum em entrevista coletiva.
“Temos que entrar em contato com os governos destes países e com as Nações Unidas” para ajustar os procedimentos de recebimento destes refugiados, disse McCallum.
O ministro revelou que se analisa o uso de aviões comerciais, navios de passageiros e até transportes de tropas para levar os refugiados ao Canadá, onde serão instalados em bases militares ou casas de voluntários inscritos para recebê-los.
O governo formou um comitê de nove ministros – incluindo Saúde, Defesa, Segurança Pública e Imigração – para acelerar o processo.
Continua depois da publicidade
McCallum anunciou ainda a entrega de 75 milhões de dólares ao escritório das Nações Unidas para os refugiados, destinados a programas de assistência na Síria e nos países vizinhos.
mbr/lr