O governo canadense divulgou nesta quarta-feira que aumentará em US$ 41 bilhões seu programa de compra de hipotecas não asseguradas para melhorar a situação dos mercados de créditos no país. A decisão, anunciada pelo ministro das Finanças canadense, Jim Flaherty, triplica o valor inicialmente destinado por Ottawa.

Continua depois da publicidade

Flaherty afirmou que “em um momento de considerável incerteza nos mercados financeiros globais, esta ação fornecerá às instituições financeiras canadenses acesso estável a financiamento a longo prazo”.

– Esta extensão do programa de compra de hipotecas não asseguradas apoiará ainda mais a disponibilidade de crédito, o que beneficiará os lares canadenses, as empresas e a economia – acrescentou.

O ministro também disse que Ottawa reduzirá o preço que o governo está cobrando dos bancos canadenses para assegurar seus empréstimos. Paralelamente, o Banco do Canadá injetará em períodos nos mercados financeiros outros US$ 6,5 bilhões.

Flaherty disse que, com todas estas ações, “o governo do Canadá está preparado para tomar as medidas necessárias para assegurar que o sólido sistema financeiro canadense não está em desvantagem competitiva pelos eventos em outros países”.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise