Em um final espetacular, a canadense Clara Hughes conquistou o ouro nos 5000m de patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, na Itália. A canadense imprimiu um ritmo muito veloz na última volta no circuito de 400 metros e superou o tempo da compatriota Cindy Klassen em apenas 0s5.

Continua depois da publicidade

Na prova, as patinadoras vão para a pista em duplas e vence a que obtiver melhor tempo. Antes da penúltima dupla, a líder era a alemã Daniela Anschütz Thoms. Até que Klassen, ouro no 1,5 km e prata no 1 km e na perseguição por equipes, entrou e, com um ritmo intenso durante toda a corrida, procurou assegurar o primeiro lugar.

A canadense baixou em mais de 5s as parciais da alemã e deu a impressão que não seria alcançada. Até a checa Martina Sablikova, campeã européia que competia ao seu lado, não conseguiu acompanhar. Na última volta, porém, Klassen sentiu o desgaste e perdeu parte de sua vantagem, baixando em apenas 2s25 o tempo da alemã. Sablikova se aproximou da canadense e também bateu a marca de Thoms.

A queda de rendimento de Klassen no final da prova foi decisiva. A última dupla a entrar na pista tinha a campeã olímpica Claudia Pechstein, da Alemanha, e Clara Hughes. Ambas tentaram acompanhar o tempo de Klassen, mas ficavam em média 1s atrás. No sprint final, justamente na parcial em que Klassen perdeu tempo, Hughes e Pechstein aceleraram e conseguiram assegurar as medalhas de ouro e prata, respectivamente.

Continua depois da publicidade