A novidade da sétima edição da Campus Party Brasil (CPBR) é o foco no empreendedorismo. Prova disso, é que pela primeira vez o evento conta com a área Startup&Makers Camp, dedicada a empresas iniciantes escolhidas por concurso. Lá, elas podem procurar financiamento, vender serviços, trocar conhecimento e mostrar suas ideias aos 8 mil “campuseiros” que conseguiram vaga para acampar no local e também ao público de 150 mil aficionados por tecnologia que devem passar pela feira durante sete dias.
Continua depois da publicidade
São 234 startups selecionadas de todas as regiões do Brasil, sendo que nove estão representando Santa Catarina, o que corresponde a 3,9% do total. As startups catarinenses são: DailyBaby, Domotic Center, Espontaneo.us, HiperBoleto, Simples Dental, Tex.do, Vida Fácil, We Crowdcasting e Morphy Digital Group.
São Paulo responde por quase 50% das startups que estão presentes na feira. Das 234 empresas participantes, 140 foram fundadas em 2013.
Para Alexandre de Souza, coordenador do projeto Startup SC, a participação das empresas catarinenses, embora em um número ainda pequeno, está crescendo. Para ele, a importância da participação na feira está na visibilidade para investidores – são 100 confirmados no evento -, e o networking com parceiros e outras startups.
Continua depois da publicidade
O espanhol Paco Ragageles, co-fundador e presidente da Campus Party, foi um dos grandes responsáveis por trazer a maior festa tecnológica do mundo para o Brasil em 2008 e é quem comanda a sétima edição do evento. Ele explica que neste ano, uma das missões da feira é promover o empreendedorismo no país por meio de uma vasta agenda de palestras e ações práticas.
– Tecnologia e empreendedorismo estão interconectados, por isso a Campus Party Brasil está fazendo seu papel na sociedade colaborativa, que é unir as duas pontas de forma dinâmica e inteligente. De um lado estão os palestrantes e especialistas em tecnologia e, de outro, os campuseiros e os visitantes – avalia Ragageles.
>>> O que é a Campus Party?
Criada há 16 anos na Espanha, a Campus Party atrai anualmente geeks, nerds, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que se reúnem para acompanhar centenas de atividades sobre inovação, ciência, cultura e entretenimento digital.
Continua depois da publicidade
Em 2008, quando teve sua estreia no Brasil, a feira foi a primeira edição internacional do evento e reuniu cerca de 3 mil campuseiros na cidade de São Paulo. Com o passar dos anos o número de participantes não parou de crescer e em 2013 foram 7.631 campuseiros na Arena. Neste ano, cerca de 8 mil campuseiros acampam na feira.