Se o atraso nas construções do Campus da UFSC em Joinville já não causa mais surpresa, a novidade agora é que as obras deram alguns passos para trás.

Continua depois da publicidade

Praticamente toda a cobertura de dois dos quatro blocos erguidos às margens da BR-101 foi furtada entre o final do ano passado e o começo deste ano.

Leia mais notícias de Joinville em AN.com.br

Eram chapas metálicas que cobriam os futuros laboratórios da universidade. Em uma das ações, no ano passado, os ladrões acabaram interceptados pela Polícia Militar. O material foi apreendido e está à disposição da UFSC.

Continua depois da publicidade

Já no começo deste ano, ladrões agiram novamente e levaram quase tudo o que restava das coberturas. Desta vez, não houve flagrante – pistas foram repassadas para a Polícia Federal apurar o crime.

Em ambos os casos, os criminosos acessaram as obras com um caminhão para retirar o material. Tudo indica que eles tiveram pouco trabalho: a entrada pela marginal da rodovia é livre, não há placas de proibição nem qualquer tipo de vigilância. Pelo estado de abandono, o terreno também virou ponto de descarte de pneus, ferro-velho e todo tipo de lixo.

A direção da universidade em Joinville reconhece a situação, mas aponta que há obstáculos para a contratação de vigilância em espaços públicos sem edificação e sem uso. Segundo a diretora Cátia Regina de Carvalho Pinto, resta a opção de instalar um portão na entrada e providenciar o videomonitoramento do local.

Continua depois da publicidade

-São medidas emergenciais que já estamos buscando e, esperamos, devem coibir esse tipo de ação – diz.

A retirada das coberturas nos dois blocos, segundo a diretora, ainda não comprometeu o restante das estruturas. Como há pontos de concentração de água parada dentro e fora das áreas construídas, a direção da UFSC se comprometeu a estudar formas de minimizar as infiltrações ou cobrir as áreas.

Sem prazos

A conclusão do futuro Campus é uma novela que ainda promete muitos capítulos. Hoje, a direção da UFSC vive a expectativa de que o orçamento da União inclua no próximo semestre a verba para viabilizar a retomada das obras. Mas não há garantias, especialmente diante do cenário de crise.

Continua depois da publicidade

Caso o dinheiro venha, um dos blocos já teria condições de receber as obras complementares e acabamentos. Outros três, no entanto, ainda dependeriam de projetos executivos, sem obras imediatas, porque a UFSC se encarregou apenas dos projetos básicos.

Assim, cada etapa depende de futuras licitações e, mesmo depois de lançadas, ainda podem se prolongar em eventuais recursos ou outros imprevistos. A estimativa é de que sejam necessários mais R$ 70 milhões para as estruturas, hoje alugadas em imóvel na rua João Colin, serem transferidas para a BR-101.

LINHA DO TEMPO

2007

Terreno é cedido por meio de convênio entre Estado e Prefeitura.

2008

Lançamento da pedra fundamental da UFSC.

2009

Início das aulas da UFSC em Joinville, em prédios alugados.

2011

Início da terraplanagem do terreno às margens da Curva do Arroz.

2012

Início das obras estruturais na BR-101.

2013

Entrega das estruturas de concreto dos dois blocos.

2015

Início das obras de acesso da Autopista Litoral Sul.

2016

Obras do campus estão paradas e aguardam aprovação de orçamento da União.