O campus definitivo da sede da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, começa a tomar forma. Quatro prédios de laboratórios didáticos, que somam 4,7 mil metros quadrados, já foram erguidos e falta somente a conclusão.

Continua depois da publicidade

Outro dois, com cinco mil metros quadrados cada, começaram a ser erguidos neste mês e terão 80 salas de aula. Estes devem ser concluídos até o início de 2012, para que a universidade possa absorver os 2,1 mil novos alunos que ano a ano ingressam na instituição. No ano passado as aulas começaram numa área alugada, no Bairro Seminário, e, para 2011, foi alugado um novo espaço, onde funcionava o Colégio Bom Pastor, no Centro da cidade.

O reitor em exercício da UFFS, Jaime Giollo, informou que em 2011 serão aplicados R$ 70 milhões em infraestrutura nos cinco campi: Realeza e Laranjeiras do Sul, ambos no Paraná, Erechim e Cerro Largo, no Rio Grande do Sul e Chapecó, em SC.

– Cerca de um terço disso será investido em Chapecó – calculou.

Continua depois da publicidade

Além dos prédios, que já iniciaram, a UFFS deve licitar mais oito obras na área de 92 hectares do campus sede: reitoria, biblioteca, sala dos professores, restaurante universitário, moradia estudantil, edifício de cultura e vivência e bosque. Além disso, terá que ser feita a infraestrutura de estrada, água, energia e telecomunicações.

Aulas estão previstas para começar em 2012

O campus da UFFS fica perto da rodovia SC-459, na saída para Guatambu. As aulas devem começar no local em 2012 mas a primeira etapa das obras, que inclui a parte administrativa, deve estar operando em três anos e concluída em cinco anos, segundo o diretor da secretaria especial de obras, Canisio Schmidt.

Neste momento não está previsto o aumento de cursos de graduações e nem sedes novas, segundo o reitor Jaime Giollo.

Continua depois da publicidade

A única possibilidade seria a abertura de curso de Matemática e Estatística, pois já existem professores destas áreas que dão aulas para outros cursos. O que deve ser lançado no próximo ano são cursos de mestrado e doutorado, que ainda dependem de aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes). A instituição deve divulgar em duas semanas os aprovados no processo seletivo e que vão ingressar em março.