A paisagem onde estudam cerca de 3 mil alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville promete passar por mudanças nos próximos anos. Primeiro, com a construção do novo bloco I do campus, orçado em R$ 12,3 milhões, que deve ficar pronto dentro de um ano e meio.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região

A ordem de serviço para a construção do prédio, de seis andares, foi assinada nesta sexta-feira pelo governador Raimundo Colombo. O futuro bloco, de aproximadamente 7,5 mil metros quadrados de área construída, ficará entre o ginásio de esportes e o bloco E, do campus do Centro de Ciências Tecnológicas da instituição.

O espaço terá auditório, biblioteca, 21 salas de aula, cinco salas de reuniões e oito laboratórios. A Construtora e Incorporadora Saks, de Videira, será responsável pelas obras.

Presente à cerimônia, o prefeito Udo Döhler (PMDB) anunciou outra medida que permitirá novas transformações no entorno da Udesc: ele autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de doação de uma área de 44 mil metros quadrados para a universidade. O documento será levado na próxima segunda-feira ao Legislativo.

Continua depois da publicidade

Trata-se de uma área de 88 mil metros quadrados, localizada nos fundos da universidade, que também era reivindicada pela Univille. Como as duas instituições concordaram em dividir o imóvel cedido pelo município, metade da área total ficará com a Udesc (parte Leste) e a outra metade, com a Univille (Oeste).

– Hoje, temos carência de espaço para novas construções, para estacionamento, carência de uma saída para a avenida Santos Dumont, e esse terreno é uma oportunidade para esse crescimento que a Udesc tanto almeja – disse o diretor-geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes.

Além dos cerca de 3 mil alunos, a Udesc mantém 189 professores efetivos e 104 técnicos universitários. São oferecidos pela instituição nove cursos de graduação e 11 de pós-graduação.