A cidade de Campo Alegre, no Norte de SC, registrou mais sete mortes de macacos por contaminação pelo vírus da febre amarela. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na quarta-feira (17). O município contabiliza um total de 12 primatas mortos pela doença.
Continua depois da publicidade
Os macacos foram encontrados nas localidades do Pirizal, Santo Antonio, Campestre, Salto, Lageado, Serrinha, Avenquinha e Lavrinha. A morte dos primatas é um indicativo de que o vírus da doença está circulando no município, mas a doença não é passada de macacos para os humanos. A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas silvestres e perto de matas.
Por conta da ocorrência de morte de macacos por febre amarela, o município reforça o pedido para que as pessoas que ainda não tenham tomado à vacina procurem as unidades de saúde. A vacinação ocorre em dose única e é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos.
Em Campo Alegre já foram encontrados 114 bugios mortos. Quem encontrar macacos mortos na região deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município, e não tocar no animal. O telefone é (47) 3632-2408.
SC já tem 17 casos e duas mortes por febre amarela em 2020
Em Santa Catarina, segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado no dia 10 de junho, a febre amarela já soma 17 casos confirmados em 2020. Dois desses pacientes morreram. O Estado ainda tem um caso em investigação. Todos os casos ocorreram em municípios com registro da doença previamente ocorrendo em macacos e em pessoas que não possuíam a vacina contra a febre amarela.
Continua depois da publicidade