Surfistas de todo o Estado se reuniram neste sábado na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, para o primeiro campeonato de surfe naturista. A competição faz parte da comemoração dos 25 anos da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN)e reuniu centenas de adeptos à filosofia nas areias do Pinho.

Continua depois da publicidade

Para participar das provas era necessário competir nu. Mas a exigência não incomodou a maioria dos 12 inscritos. Moisés Alves, 41 anos, não é naturista, mas adorou a experiência.

– Nossa é muito bom, dá uma sensação de liberdade bem diferente.

Surfista há 23 anos, Moisés terminou a competição em segundo lugar. Rafael Goulart, 35 anos, foi o grande vencedor da competição. Naturista e frequentador da Praia do Pinho, foi a primeira vez que o atleta competiu sem roupa.

Continua depois da publicidade

Durante as baterias, os surfistas usaram apenas camiseta para poderem ser identificados pelos jurados.

Jedielson Linhares, 23, o Siri, terminou em terceiro lugar. O atleta foi o único a ficar entre os primeiros colocados que não se adaptou ao surfe sem roupa.

– Quando caí na água eu bati as partes e machucou. Se estivesse vestido isso não teria acontecido – explica.

Continua depois da publicidade

Um quarto de século

A comemoração dos 25 anos da federação não ficou só nisso. O artista espanhol José Izquierdo, que fotografa pessoas nuas pelo mundo todo, também esteve na praia e fotografou os naturistas com os corpos pintados.

Uma das metas da federação brasileira para este ano é ajudar a instituir federação no Uruguai, Chile e Argentina, países onde há instituições naturistas, mas ainda não existe uma federação.

A Praia do Pinho foi escolhida para sediar o evento por ter sido onde a Federação Brasileira de Naturismo foi fundada. Hoje, a sede da federação é na Bahia.

Continua depois da publicidade