O Campeonato Catarinense Fort 2022 terá uma final inédita. Pela primeira vez na história, o maior título do futebol de Santa Catarina será decidido por Brusque e Camboriú. Para chegar à decisão, os times eliminaram o Concórdia e o Figueirense na semifinal. A primeira partida entre o time Quadricolor e o Cambura, acontece na próxima quarta-feira (30).

Continua depois da publicidade

No campeonato de 2022, o Camboriú fez história e chegou pela primeira vez à final da elite do futebol de Santa Catarina. Por outro lado, após perder o título em 2020 para a Chapecoense, o Brusque volta a uma decisão e tenta conquistar o bicampeonato. Em 1992, o Quadricolor foi campeão do Estadual após vencer o Avaí.

A primeira partida da final está marcada para quarta-feira (30), às 20h30, no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. Confira, a seguir, alguns detalhes sobre o primeiro jogo da decisão.

Camboriú x Brusque

Quarta-feira (30), 20h30 – Estádio das Nações, Balneário Camboriú

O Camboriú é a grande surpresa do Campeonato. Vindo da Série B, o clube fez uma ótima campanha na primeira fase e terminou em terceiro, com 21 pontos, empatado com o vice-líder Hercílio Luz e a apenas três pontos do líder Brusque. Além disso, o Cambura foi a melhor defesa, com apenas seis gols tomados.

Continua depois da publicidade

Nas quartas de final, o clube enfrentou o Marcílio Dias. Após o empate em 1 a 1 no Gigantão das Avenidas, em Itajaí, o Camboriú manteve a sequência vitoriosa como mandante e venceu o Marinheiro por 3 a 2, no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. A vitória em casa garantiu o Cambura na semifinal.

Na semifinal, o time enfrentou o Figueirense. No Orlando Scarpelli, os times empataram em 1 a 1. Na partida de volta, como mandante, o Camboriú manteve o 100% de aproveitamento e venceu o Figueira por 2 a 0, onde garantiu a inédita vaga final da elite do Campeonato Catarinense.

Provável time: Gabriel Félix; Lucas Barboza, Cleisson Tetê, Wesley e Léo Campos; Emerson Martins, Wagner Balotelli, Jorge Henrique e Maicon Assis (Matheus Lagoa); Juliano e Bruno Mota.

Pontos fortes

Dois pontos chamam a atenção no time do Camboriú. A forte defesa e o retrospecto como mandante. Na primeira fase, o clube levou apenas seis gols em 11 jogos, e o goleiro Gabriel Félix não foi vazado em cinco partidas. Na fase final do torneio, o setor defensivo se mostrou fundamental ao time. Além de evitar gols, os zagueiros do time foram ao ataque. No confronto da semifinal contra o Figueirense, o defensor Wesley marcou dois gols, que foram fundamentais na classificação para a inédita final.

Continua depois da publicidade

Outro ponto a ser analisado no time do Camboriú é o seu retrospecto como mandante. Em sete partidas, o time conquistou sete vitórias. Um incrível aproveitamento de 100%.

  • 1ª Rodada: Camboriú 1×0 Próspera – Augusto Bauer
  • 3ª Rodada: Camboriú 1×0 Joinville – Augusto Bauer
  • 5ª Rodada: Camboriú 3×1 Concórdia Augusto Bauer
  • 8ª Rodada: Camboriú 2×1 Marcílio Dias – Estádio das Nações
  • 10ª Rodada: Camboriú 1×0 Avaí – Augusto Bauer.
  • Jogo de volta das quartas de final: Camboriú 3 x 2 Marcílio Dias – Estádio das Nações
  • Jogo de volta das semifinais: Camboriú 2 x 0 Figueirense – Estádio das Nações.

Brusque

O Brusque chegou a semifinal como o melhor time da competição. A equipe mantém uma série invicta de 11 jogos (três empates e oito vitórias). Com esses números, o Quadricolor é o time com o melhor desempenho no Estadual. Na primeira fase, o clube se classificou em primeiro lugar, com 24 pontos e 20 gols marcados (melhor ataque).

Nas quartas de final, o time jogou com o regulamento embaixo do braço e depois de dois empates com o Avaí (1 a 1 na Ressacada e 0 a 0 no Augusto Bauer), o Brusque se classificou à semifinal.

Continua depois da publicidade

> Torcedor inglês é apaixonado pelo Figueirense; conheça a história

Na semifinal, o Quadricolor confirmou o favoritismo e eliminou o Concórdia com duas vitórias por 1 a 0, tanto no Domingos Lima, quanto no Augusto Bauer.

Provável time: Ruan Carneiro; Toty, Everton Alemão, Wallace Reis e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Luiz Antônio, Zé Mateus e Diego Jardel; Fernandinho e Alex Sandro.

Suspenso: Matheus Trindade

Pontos fortes

Dizer os pontos fortes do Brusque é fácil. Atualmente, o time possui a melhor campanha do torneio, com apenas uma derrota em 15 jogos. Além disso, o Quadricolor soma nove vitórias e cinco empates. Desde a derrota para o Hercílio Luz, na terceira rodada da competição, o clube não perdeu mais.

Junto com o retrospecto positivo, o time aposta na força ofensiva. O Brusque é o melhor ataque da competição, com 23 gols marcados. No ataque, o time se apoia em três pilares: o artilheiro do Estadual com 10 gols, Alex Sandro, o maestro do time Diego Jardel e o atacante Fernandinho, que já fizeram quatro gols cada.

Continua depois da publicidade

Arbitragem

  • Árbitro: Bráulio da Silva Machado
  • Assistente 1: Alex Dos Santos
  • Assistente 2: Fabiano Coelho da Silva
  • Quarto Árbitro: Júlio César Pfleger
  • Quinto Árbitro: Johnny Barros de Oliveira
  • Delegado: Andre Luiz Dalpiaz
  • Delegado Especial: Marco Antônio Martins
Brusque x Camboriú - Final - Campeonato Catarinense Fort 2022
Equipes ficaram no empate sem gols na primeira fase da competição. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso | Brusque FC)

Como assistir aos jogos?

Os dois jogos que vão decidir o Campeonato Catarinense Fort 2022 são transmitidos, ao vivo e em alta qualidade, pela internet, através do site catarinensefort.tv.

A plataforma de streaming se adapta a qualquer tela, seja no celular, computador ou smart TV. Além disso, os jogos ficam gravados, caso o telespectador não possa acompanhar a partida ao vivo.

Para mais informações sobre o pacote de transmissão e formas de pagamento, clique aqui.

Leia também

Onde assistir aos jogos das finais do Campeonato Catarinense

Continua depois da publicidade

Conheça os destaques da primeira fase do Campeonato Catarinense