A primeira fase do Campeonato Catarinense chega ao fim neste sábado, com seis partidas disputadas ao mesmo tempo – a partir das 16h30 (de Brasília). Haja emoção, hein! Todas elas terão cobertura em Tempo Real do ge.globo. Além disso, a CBN Floripa transmite Concórdia x Avaí e Figueirense x Inter de Lages simultaneamente. No Norte do Estado, a CBN Joinville acompanha todos os lances de Nação x JEC. Na NSCTV, o destaque é para Criciúma x Chapecoense. Tudo ao vivo.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Muita coisa está em jogo na 11º rodada da competição estadual, como a definição do líder, as equipes garantidas no G-8, quem vai para a Série D 2025 e o último rebaixado.

Veja também: ChatGPT cria Pokémon para times do Catarinense

Continua depois da publicidade

Até o momento, quatro clubes garantiram presença nas quartas de final (Criciúma, Marcílio Dias, Avaí e Figueirense) e o Nação confirmou o retorno à segunda divisão com antecedência. Sobre a quarta divisão, serão três vagas destinadas a Santa Catarina.

Os jogos da última rodada da primeira fase do Catarinense – 16h30

  • Figueirense x Inter de Lages (Estádio Orlando Scarpelli) – CBN Floripa e ge.globo
  • Criciúma x Chapecoense (Estádio Heriberto Hülse) – NSCTV e ge.globo
  • Nação x Joinville (Arena Joinville) – CBN Joinville e ge.globo
  • Brusque x Marcílio Dias (Estádio das Nações) – ge.globo
  • Concórdia x Avaí (Estádio Domingos Machado de Lima) – CBN Floripa e ge.globo
  • Barra x Hercílio Luz (Estádio Dr. Hercílio Luz) – ge.globo

O panorama de cada time

1º Criciúma – 22 pontos

Já classificado, o Tigre lidera desde a primeira rodada e quer terminar o sábado da mesma forma. Com dois pontos de vantagem sobre o Marcílio Dias, que está na vice-liderança, depende apenas de si. Caso tropece diante da Chapecoense, precisa secar o Marinheiro.

Continua depois da publicidade

2º Marcílio Dias – 20 pontos

A equipe de Itajaí mira a liderança e pode conquistá-la se vencer o Brusque e o Criciúma perder para a Chapecoense. Outra forma é em caso de vitória sobre o Quadricolor e um empate do Tigre. Neste caso, precisa tirar a diferença de quatro gols no saldo. O segundo lugar é assegurado com um empate. A vaga na Série D será garantida caso Barra, Hercílio Luz ou JEC não se classifiquem e a Chapecoense assumindo uma posição no G-8.

3º Avaí – 17 pontos

O Leão da Ilha tem chance de encerrar a primeira fase em segundo lugar, mas precisa bater o Concórdia e torcer pela derrota do Marcílio Dias, além de contar com o saldo – o Avaí tem saldo positivo de dois gols, e o Marinheiro, quatro. Em caso de empate contra o Galo, permanece em terceiro se o Figueirense não vencer o Inter de Lages ou não tirar a diferença no saldo de gols. Se perder no Oeste, corre o risco de terminar a rodada fora do G-4 se Figueira e Barra vencerem os seus duelos.

4º Figueirense – 15 pontos

Se ganhar do Inter de Lages no Orlando Scarpelli, o Furacão torce pela derrota do Avaí para garantir o terceiro lugar na tabela. Caso vença, mas o Leão empate, precisa melhorar o saldo (-1 contra 2). A derrota pode complicar os planos do time de João Burse e fazê-lo perder posições na tabela para o Barra (que vai precisar do empate diante do Hercílio Luz), para o Hercílio Luz (que vai precisar da vitória) e o Brusque (que vai precisar vencer o Marcílio Dias).

5º Barra – 14 pontos

O empate contra o Hercílio Luz confirma a classificação do Pescador às quartas de final, mas há chance até de terceiro lugar. Neste caso, depende da vitória em casa, da derrota do Avaí e de um empate do Figueirense. A vaga na Série D, também almejada pelo clube de Balneário Camboriú, é assegurada na primeira fase caso Hercílio ou Joinville não se classifiquem e que a Chapecoense assuma a vaga no G-8.

Continua depois da publicidade

6º Hercílio Luz – 14 pontos

O Leão do Sul precisa empatar com o Barra para estar no mata-mata. Atualmente em sexto lugar, o clube de Tubarão pode chegar até no G-4 caso vença o Pescador e o Figueirense não ganhe em casa. Para garantir presença na Série D já na primeira fase, depende da não classificação de Barra ou Joinville, com a Chapecoense na vaga de um deles no G-8.

7º Brusque – 14 pontos

Se empatar com o Marcílio Dias, o Quadricolor estará mais uma vez nas quartas de final do Catarinense. O time pode chegar ainda ao G-4 se vencer o Marinheiro e contar com o tropeço do Figueirense, e que Barra e Hercílio Luz empatem. Outro cenário mostra a presença em quarto lugar até mesmo com a vitória do Hercílio, desde que o Brusque faça dois gols a mais que o Leão do Sul na rodada.

8º Joinville – 12 pontos

Para chegar ao mata-mata, a conta do Joinville é simples: precisa vencer o rebaixado Nação neste sábado. Já a tão sonhada vaga na Série D de 2025 será comemorada se somar os três pontos e Barra ou Hercílio Luz ficarem fora da próxima fase, além do Concórdia não se classificar.

9º Chapecoense – 11 pontos

Sim, o Verdão do Oeste corre risco de rebaixamento à Série B do estadual e assegura a permanência se empatar com o Criciúma fora de casa. A classificação ao mata-mata depende da vitória e de tropeços de dois adversários que estão no G-8: Barra (derrota + saldo de gols) e Hercílio Luz (derrota + saldo de gols). A Chape também pode roubar a posição do Joinville se empatar com o Tigre e ver o Coelho derrotado pelo Nação.

Continua depois da publicidade

10º Concórdia – 11 pontos

Mesmo com risco de rebaixamento, o Galo também pode terminar a rodada dentro do G-8. Para isso, precisa vencer o Avaí e torcer contra adversários que estão acima na tabela: Chapecoense e Joinville (não podem vencer), Hercílio Luz e Brusque (precisam perder) e o Barra (necessita da derrota e tirar diferença de 12 gols no saldo). No caso da vaga na Série D de forma antecipada, ela só será garantida se o time classificar ao mata-mata e Barra, Joinville ou Hercílio Luz ficarem de fora.

11º Inter de Lages – 8 pontos

O Leão Baio ainda sonha com a permanência na elite. Para isso, precisa vencer o Figueirense, em Florianópolis, e torcer por derrotas de Concórdia ou Chapecoense, que têm 11 pontos. As contas, no entanto, não são simples e vão levar em consideração também o saldo de gols.

12º Nação – 5 pontos

O clube de Araquari foi rebaixado com duas rodadas de antecedência e não tem mais pretensões na competição estadual.