A principal competição de futebol de Santa Catarina chegou às fases decisivas. Oito times ainda brigam pelo título do Campeonato Catarinense Fort 2022. No jogo de volta das quartas de final, Brusque, Camboriú, Concórdia e Figueirense estão em vantagem, mas Avaí, Marcílio Dias, Chapecoense e Hercílio Luz ainda brigam pela vaga na semifinal do torneio. Os jogos decisivos acontecem no próximo sábado (19) e no domingo (20).
Continua depois da publicidade
Confira, abaixo, como estão os confrontos e o que cada equipe precisa fazer para se classificar para as semifinais.
Brusque x Avaí
Após o empate em 1 a 1 na Ressacada, em Florianópolis, no último domingo (13), Brusque e Avaí decidem a vaga na semifinal do Estadual no próximo sábado (19), no estádio Augusto Bauer.
Devido a melhor campanha na primeira fase da competição, o Brusque precisa de apenas um novo empate em casa para seguir à semifinal. Por óbvio, uma vitória do Quadricolor também coloca o time na próxima fase.
Para o Avaí apenas um cenário coloca o time na semifinal: a vitória, por qualquer resultado.
Continua depois da publicidade
Cenários possíveis para a classificação
- Vitória do Brusque por qualquer resultado – Brusque classificado
- Empate – Brusque classificado
- Vitória do Avaí por qualquer resultado – Avaí classificado.
Pilares para a classificação
Para se classificar, o Brusque aposta em várias virtudes do time. O Quadricolor vive um belo momento com oito jogos sem perder no estadual (seis vitórias e dois empates), um conjunto equilibrado e entrosado e um ataque poderoso. Atualmente, o clube do Vale do Itajaí é a equipe com mais gols no campeonato, com 21. Além de tudo isso, o Bruscão conta com uma dupla inspirada. Alex Sandro, artilheiro do torneio, ao lado de Zé Vitor, do Marcílio Dias, com nove gols, e o ‘maestro’ Diego Jardel vivem um excelente momento. Os atletas são as chaves que podem ajudar o Brusque a passar para a próxima fase.
Do outro lado do confronto, o Avaí chegou até as quartas de final, muito pela atuação de sua defesa e do goleiro Douglas Friedrich. Agora, na partida decisiva contra o Brusque, o Leão da Ilha vai precisar ainda mais do setor defensivo. Além disso, a esperança ofensiva do time da Capital para vencer a partida, será toda para a dupla Copete e Muriqui. Juntos, os atacantes já marcaram seis dos oito gols da equipe Azurra no torneio.
Hercílio Luz x Figueirense
Hercílio Luz e Figueirense fizeram o único confronto da ida das quartas de final com um vencedor. No último sábado (12), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Figueira derrotou o Leão do Sul por 1 a 0. Com esse resultado, o time da capital leva a vantagem para o jogo de volta, no estádio Aníbal Costa, em Tubarão, no próximo domingo (20).
Continua depois da publicidade
Para se classificar à semifinal, o time da casa tem apenas uma missão: vencer o jogo, independente do número de gols. Isso se deve a campanha na primeira fase, onde o Hercílio Luz terminou na vice-liderança e conseguiu a vantagem de dois resultados iguais nas quartas de final, para passar de fase.

O Figueirense já entrará em campo no Aníbal Costa classificado. Para manter a vaga na semifinal, o Figueira precisará suportar a pressão do time da casa e confirmar o empate. A vitória no confronto também coloca o time na próxima fase.
Cenários para a classificação
- Vitória do Hercílio Luz por qualquer resultado – Hercílio Luz classificado
- Empate – Figueirense classificado
- Vitória do Figueirense por qualquer resultado – Figueirense classificado
Pilares para a classificação
Equilíbrio, essa foi a palavra do Hercílio Luz até aqui na competição. Com um ataque eficiente e um sistema defensivo sólido, o Leão do Sul fez uma ótima campanha na primeira fase e conquistou a vice-liderança. Agora, em casa, onde nunca perdeu no torneio (cinco jogos, cinco vitórias), o time busca repetir as belas atuações para conseguir a vaga na semifinal. Com a necessidade de gols e sem o artilheiro Tito, a equipe colocará as fichas nos atacantes Dentinho e Luan Ferreira, que já fizeram três gols cada um.
Continua depois da publicidade
Para confirmar a vantagem e garantir a classificação para a próxima fase, o Figueirense aposta em seu bom momento coletivo. Após a vitória contra o Juventus por 2 a 0, no dia 19 de fevereiro, e a goleada de 4 a 1, em cima do seu maior rival Avaí, no dia 26, o clube engatou uma boa sequência de jogos, com bons resultados. Desde o triunfo contra o Moleque Travesso, são quatro jogos sem perder, com três vitórias e um empate.
Camboriú x Marcílio Dias
A primeira partida das quartas de final entre Camboriú e Marcílio Dias terminou empatada por 1 a 1 no Gigantão das Avenidas, em Itajaí, no último sábado (12). Para decidir quem vai à semifinal do torneio, as duas equipes entram novamente em campo para o confronto decisivo, desta vez no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú, no próximo sábado (19).
Devido ao resultado na primeira partida e a melhor campanha que o rival na primeira fase, o Camboriú entrará em campo já classificado com o empate. A vitória nos 90 minutos também coloca o Cambura na próxima fase.
Igual ao caso do Avaí, o único cenário para o Marcílio Dias se classificar é a vitória, independente do número de gols que conseguir fazer.
Continua depois da publicidade
Cenários para a classificação
- Vitória do Camboriú por qualquer resultado – Camboriú classificado
- Empate – Camboriú classificado
- Vitória do Marcílio Dias por qualquer resultado – Marcílio Dias classificado
Pilares para a classificação
O Camboriú é a grande surpresa da competição. Vindo da Série B de 2021, o Cambura fez uma excelente campanha na primeira fase e terminou na terceira colocação com 21 pontos, empatado com o vice-líder Hercílio Luz. A grande campanha do clube foi validada pela eficácia da melhor defesa da competição e pelas atuações do goleiro Gabriel Félix. Em 12 jogos, o time levou apenas sete gols. No ataque, o Camboriú conta com o artilheiro do time Bruno Mota, que já marcou cinco gols, vice-artilheiro do torneio.
Devido ao resultado do primeiro jogo, o Marcílio Dias precisa de gols para se classificar. Para isso, o clube conta com um grande trunfo: o artilheiro da competição, Zé Vitor. O atacante do Marinheiro já fez nove gols no estadual e está empatado com Alex Sandro, do Brusque. Além do destaque de Zé Vitor, o time de Itajaí conta com um setor ofensivo forte, que já marcou 20 gols, sendo o segundo melhor ataque no estadual.
Concórdia x Chapecoense
Junto com os confrontos de Brusque x Avaí e Camboriú x Marcílio Dias, o primeiro jogo do Clássico da Linguiça, entre Concórdia e Chapecoense nas quartas de final terminou empatado em 1 a 1, na Arena Condá, em Chapecó, no último domingo (13). O jogo decisivo acontece no próximo domingo (20), no estádio Domingos Lima, em Concórdia.
Continua depois da publicidade
Com uma melhor campanha que a Chape na primeira fase, o Concórdia poderá se classificar com apenas um empate. Vitória contra o Verdão também coloca o Galo do Oeste na semifinal do Estadual.
Para se classificar à próxima fase, a Chapecoense precisa vencer, seja qual for o placar.
Cenários para a classificação
- Vitória do Concórdia por qualquer resultado – Concórdia classificado
- Empate – Concórdia classificado
- Vitória do Chapecoense por qualquer resultado – Chapecoense classificado
Pilares para a classificação
O Concórdia chegou às quartas de final com uma das grandes surpresas do campeonato, ao lado do Camboriú. Com um conjunto forte e equilibrado entre a defesa e o ataque, o Galo do Oeste se encontrou como time, sob o desenvolvimento do experiente técnico Itamar Schulle. No ataque, a equipe conta com a força de Marcelinho, que já marcou três gols na competição.
Se quiser se classificar, a Chapecoense precisa ganhar a partida contra o Concórdia fora de casa. Para isso, o Verdão conta com os gols do artilheiro Perotti, que já marcou quatro vezes no torneio. Outro ponto fonte do setor ofensivo da Chape é o camisa 10, Tiago Real. Na partida da Arena Condá, o meia marcou um belo gol no empate contra o Galo do Oeste.
Continua depois da publicidade
Outro fator que joga junto com a Chapecoense é o retrospecto recente contra o Concórdia. Desde 2011, os clubes já se enfrentaram oito vezes, com cinco vitórias da Chape e três empates.
Números do Campeonato
Poucos índices mudaram com os jogos do fim de semana. No setor ofensivo, o Brusque segue como o melhor ataque da competição. Após o 1 a 1 contra o Avaí, o Quadricolor chegou ao 21º gol e manteve a liderança no quesito. No segundo lugar está o Marcílio Dias, que chegou aos 20 gols no estadual.
No setor defensivo, o Camboriú segue na liderança do quesito melhor defesa. O Cambura levou apenas sete gols em toda a competição e fica a frente de Hercílio Luz (sofreu oito gols) e Concórdia (sofreu nove gols).
Depois dos jogos de ida das quartas de final, o Campeonato Estadual possui mais um artilheiro. Junto com Alex Sandro do Brusque, Zé Vitor do Marcílio Dias marcou mais um gol no fim de semana e empatou na liderança deste quesito com o atleta Quadricolor. Os dois jogadores possuem nove gols marcados cada um.
Continua depois da publicidade

Confrontos das quartas de finais
- Brusque x Avaí – Estádio Augusto Bauer, Brusque – Sábado (19), 16h30
- Camboriú x Marcílio Dias – Estádio das Nações, Balneário Camboriú – Sábado (19), 19h
- Hercílio Luz x Figueirense – Estádio Aníbal Torres Costa, Tubarão – Domingo (20), 11h
- Concórdia x Chapecoense – Estádio Domingos Lima, Concórdia – Domingo (20), 16h
Saiba como assistir aos jogos
É possível assistir a todos os jogos do Campeonato Catarinense Fort 2022 pela internet, através do site catarinensefort.tv. As transmissões por streaming são ao vivo e em alta qualidade, além de se adaptar a qualquer tela – seja pelo celular, computador, tablet ou Smart TV.
O pacote de transmissão custa apenas R$149,90 e pode ser parcelado em até 4x no cartão de crédito. Sócios do Clube NSC recebem 30% de desconto na assinatura.
Clique aqui e garanta a sua assinatura do streaming do Campeonato Catarinense Fort 2022 e não perca nenhum lance da principal competição de futebol de Santa Catarina.
Leia também
Como foi a campanha dos classificados para as quartas de final do Campeonato Catarinense
Continua depois da publicidade
Confira os resultados dos jogos de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense