Um campeonato pacífico e focado apenas em um bom futebol e no carinho da torcida é o que os dirigentes dos clubes presentes no lançamento oficial do Campeonato Catarinense pediram para a edição de 2014. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira na sede do Grupo RBS, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Apresentado pelo narrador e âncora do GloboEsporte, da RBS TV, Giovani Martinello, o evento reuniu técnicos, presidentes de clubes, diretores, ex-atletas, jornalistas e executivos do Grupo RBS para dar o pontapé inicial no Catarinense deste ano, que tem os primeiros jogos marcados para este sábado, 25 de janeiro.

Veja a galeria de fotos do lançamento do Campeonato Catarinense 2014

Dentre os dirigentes que falaram ao microfone, o discurso de um futebol pacífico foi sempre lembrado. O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, fez questão de agradecer ao promotor Marcelo Zanelatto e ao Ministério Público de Santa Catarina o afinco com que redigiram o Termo de Ajustamento de Conduta para garantir que o Estadual seja mais seguro tanto para o torcedor quanto para os jogadores.

Continua depois da publicidade

O presidente lembrou também da magnitude que o Catarinense terá em 2014. Com cinco representantes do Estado nas Séries A e B – sendo três na Primeira Divisão -, a visibilidade fica ainda maior e a responsabilidade por uma organização mais precisa também cresce.

– Temos mais visibilidade e responsabilidades em 2014. Somos o segundo estado com maior número de clubes na Série A (Chapecoense, Criciúma e Figueirense). Precisamos nos organizar mais para que o espetáculo fique restrito aos gramados, sem mais problemas fora de campo – pondera

Já o diretor geral da RBS TV em Santa Catarina, Mario Neves, foi sucinto ao afirmar que, pela cobertura e pela habilidade mostrada pelos times que disputam o Estadual, apenas um desfecho é esperado:

Continua depois da publicidade

– A expectativa é de que este seja o melhor Estadual de todos os tempos – exalta.

Pela paz nos estádios

Presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC e do Figueirense, Wilfredo Brillinger também discursou no lançamento do Estadual e deixou uma mensagem pela paz nos estádios.

– Que os torcedores pensem em ir aos estádios apenas para torcer. A rivalidade tem que existir de forma sadia. Violência e futebol não combinam.