Em função do Estatuto do Torcedor, que exige a repetição de uma fórmula por dois anos, o Campeonato Catarinense de 2019 deverá ser praticamente igual ao de 2018: todos contra todos, ida e volta, com final entre os dois primeiros colocados na classificação geral. O conselho técnico se reúne às 15h para definir o regulamento da competição. O programa CBN Diário Esportes será apresentado ao vivo da sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), a partir das 16h.

Continua depois da publicidade

A proposta de alteração dependeria de aval do Ministério do Esporte, que não respondeu à consulta feita pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). Com isso, a tendência é de que não haja alternativa à repetição do modelo do ano passado. Em entrevista ao Debate Diário desta quarta-feira, o presidente da FCF, Rubens Angelotti, disse que tentará conseguir uma data a mais, o que permitirá decisão em ida e volta ou, ainda, realizar uma semifinal em jogo único.

Em 2018, o Estadual teve 19 datas: nove rodadas no turno, nove no returno e final em um jogo. Uma das alternativas para chegar à 20ª data é antecipar o início da competição para 16 de janeiro – o calendário da CBF prevê o começo dos Estaduais no dia 19. Também pode haver a diluição de uma rodada em duas quartas-feiras, compatibilizando o Estadual com os jogos dos catarinenses na Copa do Brasil nessas datas.

Também em função do regulamento, a possibilidade de ampliar a primeira divisão para 12 clubes só pdoerá acontecer de 2020 para 2021.

Continua depois da publicidade