No dia 8 de outubro começa o Campeonato Catarinense de Futebol Feminino. A competição reúne 5 equipes de todo o Estado: Avaí-Kindermann, Criciúma, Juventus, Metropolitano e PBEC. Os times vivem realidades diferentes e, para além de conquistar o título, entram em campo com o objetivo de chegar à divisão nacional. Isso porque, o campeão garante vaga no Brasileirão A3 – o equivalente a terceira divisão do futebol masculino.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Tirando o Avaí-Kindermann, único catarinense na série A1 do Brasileirão, e o Criciúma que já disputou o A2 em 2021 e estava no A3 este ano, os outros times não estão em nenhuma divisão do campeonato nacional.
A experiência com times de todo o Brasil fazem com que as avaianas-caçadoras e as meninas carvoeiras sejam as favoritas da competição estadual. Fora isso, a estrutura dos clubes são fatores que reforçam a capacidade do elenco.
O Avaí-Kindermann, que já venceu o estadual 12 vezes, possui estrutura com centro de treinamento e academia em Caçador, Meio-Oeste de SC. O Criciúma ainda não tem um departamento específico para o futebol feminino, estando ligado diretamente à presidência do clube, mas utiliza a mesma estrutura de treinamento do time profissional e da base.
Continua depois da publicidade
PBEC, equipe de Palhoça, na Grande Florianópolis, e Juventus de Jaraguá do Sul, no Norte de SC, também possuem estrutura mais estabelecida, porém iniciaram o investimento na modalidade recentemente, desde o início do ano.
Um pouco mais distanciado está o Metropolitano, de Blumenau. A preparação da equipe está ocorrendo de forma online e individual durante a semana. Sendo que, o time só consegue exercitar a parte tática aos finais de semana, quando treina com bola.
Os times vivem realidades bem distintas, mas entram na competição focados e esperançosos com a possibilidade de disputar uma série nacional.
Datas dos jogos
O campeonato acontece entre os dias 8 de outubro e 19 de novembro, quando está prevista a final. O jogo de abertura será entre PBEC e Avaí-Kindermann, uma disputa entre um estreante e o maior vencedor do torneio.
Continua depois da publicidade
Onde assistir
A transmissão das partidas ainda não foi confirmada, apesar da Federação Catarinense de Futebol ter parceria com o serviço de streaming Eleven Sports. Os jogos devem receber público e os ingressos serão gratuitos.
Regras
A competição acontece em duas etapas. Na primeira fase, todos os times se enfrentam em um turno e com contagem de pontos únicos. Os dois melhores colocados disputam a final em dois jogos.
A equipe que terminar em primeiro na classificação geral tem o direito de decidir em casa a partida de volta. O campeão receberá um troféu e 40 medalhas de premiação, além de garantir vaga no Brasileirão A3, representando a Federação Catarinense de Futebol.
Messi diz que Copa do Mundo do Qatar é a última de sua carreira
Os três principais critérios de desempate da competição são: número de vitórias, saldo de gols e gols marcados. Além deles, ainda há o confronto direto, o menor número de cartões vermelhos, amarelos e, por fim, sorteio.
Continua depois da publicidade
Durante as partidas, poderão haver 6 substituições com apenas 3 paradas no jogo. Os clubes puderam registrar até 35 atletas na competição. De todas as equipes, o Kindermann registrou 22 atletas, o Criciúma 25, o Juventus 23, o Metropolitano 24 e o PBEC 21.
Times
Avaí-Kindermann

Apesar de não ter feito a melhor campanha no Brasileirão Feminino, o Avaí-Kindermann terminou essa competição em 10º lugar, não sendo rebaixado e nem avançando para a próxima etapa. A equipe de Caçador possui 12 títulos catarinenses, já chegou em duas finais do Brasileirão Feminino e já disputou a Libertadores.
Desde que encerrou sua participação no torneio nacional em 2022, as avaianas-caçadoras trabalharam mais a parte física. Além disso, Jonas Estevão, diretor da equipe, comenta que o elenco aumentou o entrosamento.
O mando dos jogos serão em Caçador, no estádio Salézio Kindermann. Também é possível acompanhar a equipe do Avaí-Kindermann nas redes sociais do clube: @avai.kindermann.
Continua depois da publicidade
Criciúma

O time das meninas carvoeiras disputaram o Brasileirão A3 neste ano, mas não avançaram da primeira etapa. A técnica da equipe, Sabrina Cassol, conta que o Criciúma está trabalhando forte para a competição. “Sabemos que por ser uma competição curta, não podemos errar e todos os adversários estão muito preparados”, comenta. Em 2021, a equipe foi campeã dos Joguinhos Abertos de SC – Etapa Estadual.
Os jogos da equipe carvoeira devem acontecer no CT Antenor Angeloni, em Criciúma. Veja mais sobre o time nas redes sociais: @meninascarvoeiras.
Figueirense mira ajustes financeiros e espera fortalecer o futebol em 2023
Juventus

O diferencial da equipe do Juventus, de Jaraguá do Sul, segundo a supervisora de futebol Raniery Bezerra, é o entrosamento do time e o investimento que tem sido feito. Ela avalia que o clube tem se dedicado ao futebol feminino e trazido atletas e comissão técnica cada vez mais competentes.
Para acompanhar o clube nas redes sociais é pelo @gejuventusfeminino. Os jogos da equipe vão acontecer em Jaraguá do Sul, no estádio João Marcatto.
Continua depois da publicidade
Metropolitano

A equipe de Blumenau iniciou a parceria com o Instituto Metropolitano em junho de 2021, antes era apenas Associação Blumenauense de Futebol Feminino (ABFF). A preparação para o campeonato estadual, como avalia o técnico William Vermohlen, está sendo complicada devido aos treinamentos online, o que pode prejudicar no entrosamento.
O técnico também aponta que a questão do entrosamento pode ser mais complicada nos 20 primeiros minutos de jogo, mas que aos poucos o time encaixa e conhece o adversário.
As partidas da equipe serão no estádio Guilherme Jensen, em Blumenau. Para acompanhar mais sobre o clube é só seguir as redes sociais: @abff.blumenau.
Blumenau vence Joinville e conquista o heptacampeonato estadual de vôlei
PBEC

O Pedra Branca Esporte Clube, chamado apenas de PBEC, existe há 12 anos como um trabalho social voltado para as crianças em Palhoça, na Grande Florianópolis. No entanto, desde o ano passado passou a ser um clube profissional.
Continua depois da publicidade
Em 2022, realizou uma parceria com o time Açores, de futebol feminino, e deu início aos trabalhos visando a montagem de elenco para a disputa do campeonato catarinense feminino.
Os jogos do time devem acontecer em Palhoça, no campo do clube Atlântico. O time feminino do PBEC não possui redes sociais próprias, mas é possível acompanhar mais sobre o clube em @pbecbrasil.
Assista o vídeo sobre a Copa do Mundo do Catar
Leia também
Catarinense Gabi Barbieri chega à final do Brasileirão e fala sobre emoção da partida
Torcedor de SC que tatuou camisa do Flamengo pensa em nova homenagem para o time
Atletas de Florianópolis se classificam ao Mundial de Taekwondo de 2023