O Campeonato Catarinense, que teve 19 datas em 2018, poderá ser mais curto no ano que vem. O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, explica que a CBF poderá reduzir o número de datas destinadas aos Estaduais, mas essa definição sairá apenas em novembro. O dirigente dá como certo que o máximo será de 18 rodadas, de janeiro a abril.
Continua depois da publicidade
A provável redução é provocada pela realização da Copa América no Brasil, de 7 a 30 de junho, e por possíveis mudanças no calendário da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. A CBF espera pelas definições da Conmebol para anunciar o calendário do futebol brasileiro em 2019 – e as federações aguardam pela CBF para definir o modelo de cada estadual.
Em entrevista ao CBN Diário Esportes desta sexta-feira, Angelotti voltou a defender uma mudança na fórmula. Com o possível encurtamento, a alteração pode ser impositiva.
– Entendo que campeonato tem de ter semifinal e final. Mas quem decide são os clubes – afirmou.
Angelotti foi eleito, na noite de quinta-feira, para presidir a Federação de 2019 a 2023. Atualmente, ele cumpre o mandato que era de Delfim Peixoto, morto no acidente do voo que levava a Chapecoense à Colômbia em 2016.
Continua depois da publicidade