Foi mais tempo com o presidente Delfim de Pádua Peixoto Filho contando histórias do Campeonato Catarinense de décadas e décadas atrás do que reunião, na prática, para debater a fórmula de disputa para o ano que vem. Isso porque depois de discutir, discutir – e discutir ainda mais – em reunião fechada na sede da Federação Catarinense de Futebol, os clubes optaram por manter o regulamento de 2016 para o Estadual do próximo ano.

Continua depois da publicidade

O encontro perante a imprensa e convidados foi mera formalidade. Com o prevalecimento do Estatuto do Torcedor – que prevê que o regulamento do Estadual seja mantido por, no mínimo, dois anos – a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Catarinense durou pouco mais de 15 minutos. Mesmo com muitas conversas, algumas discussões, os representantes dos clubes se mostraram satisfeitos com o final da história.

O Estadual começará no dia 29 de janeiro e se estenderá até 7 de maio. Pedro Nascimento, presidente do Metropolitano, disse que esperava uma competição com semifinal e final, mas entende que a questão legal prevalece.

– Desse jeito está bom, mas podia ser algo diferente. Imaginei que pudéssemos ter algo com mais mata-mata, dando mais chance aos clubes pequenos de chegar a algum lugar. Mas sei que qualquer ideia esbarra não só no Estatuto do Torcedor, como também em falta de datas colocadas à disposição pela CBF – afirma Nascimento.

O presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, disse não ver problemas na fórmula de disputa e que o bom senso, no fim da história, prevaleceu. Battistotti se posicionou de forma que, na opinião dele, dá força aos clubes pequenos.

Continua depois da publicidade

– Não posso defender uma fórmula, como alguns queriam, que deixasse o campeonato curto. Isso ia prejudicar os cinco pequenos que disputam o Estadual e que basicamente dependem disso – defende.

Adriano Cipriano, presidente do Almirante Barroso de Itajaí – que retorna à elite do futebol catarinense após quatro décadas – disse que a fórmula agrada. Ele acredita que a tabela com turno e returno traz mais apelo aos pequenos, que receberão mais jogos diante do torcedor.

Diferente do que se esperava, a federação não divulgou a tabela básica do Estadual. A definição dos jogos, equipe por equipe, terá de ser especificada pela entidade até o dia 29 deste mês, quando faltarão dois meses para o início da competição.

Clubes acertam retorno da Copa Santa Catarina

Por unanimidade, os 10 representantes dos clubes catarinenses optaram pelo retorno da Copa Santa Catarina em 2017. A competição deve começar em outubro ir até dezembro, valendo uma vaga para a Copa do Brasil. Pedro Nascimento analisa que dessa forma o torneio se torna atrativo aos pequenos.

Continua depois da publicidade

– Assim a Copinha não só nos garante calendário até o fim do ano como nos dá a possibilidade de sonhar com um algo mais – afirma o presidente do Metropolitano.

(Correção: este site, das 2027min às 07h04min, entre 17 e 18 de novembro de 2016, informou equivocadamente que a decisão do Campeonato Catarinense seria em jogo único. Na verdade, o título será disputado em duas partidas.)