A cidade da dança abriu as cortinas para receber em seu palco o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, prestigiado desde a última sexta-feira (22) até o próximo domingo (31), em Joinville. Ao todo, são 600 atletas inscritos vindos de sete regiões brasileiras: Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Por meio da classe internacional do campeonato, 36 atletas conseguiram garantir vaga para o Campeonato Sul-americano, que será sediado em Joinville entre os dias 19 e 30 de abril.
Continua depois da publicidade
Entre eles estão as patinadoras joinvilenses Manuella Pereira Giraldi (12), Mirelle Fernandes (14) e Júlia Sardagna (15), que competirão nas categorias Mini Grupo de Show.
Júlia é patinadora desde os cinco anos de idade e já participou de competições dentro e fora do país. No ano passado, ela e a equipe ficaram na segunda colocação do Pan-americano, na Colômbia.
Manuella faz parte da mesma equipe e também conquistou a vaga nas categorias Individual e Quarteto. Ela é a primeira atleta de Joinville a conquistar vagas em três categorias de uma só vez.
– Eu gosto muito das apresentações. A gente treina tanto para chegar lá, usar o figurino, fazer maquiagem e cabelo. Dá uma sensação de orgulho, ainda mais quando a plateia celebra. Fico empolgada e dá vontade de dançar mais. Eu não quero parar de patinar, pretendo continuar e ser profissional – diz ela.
Continua depois da publicidade
Yasmin Pegoretti tem 11 anos e é amiga das selecionadas. Ela competiu na categoria de base, e vê nas atletas a inspiração para continuar no esporte.
– Na patinação a gente expressa nossos sentimentos. Pretendo nunca mais parar – destaca.

Entre os atletas da mesma categoria está a Ana Beatriz Fecury de Lima, de 13 anos. Moradora de Brasília, ela e o grupo com 42 pessoas viajaram mais de 1,4 mil quilômetros para competir em Joinville. Para ela, a patinação é sinônimo de tranquilidade.
– Parece que os problemas ficam fora da pista. A patinação me deixa mais tranquila, mais calma. E quando saio da pista, os problemas parecem não existir mais – conclui.
Continua depois da publicidade
O evento ocorre no Centreventos Cau Hansen e a entrada é gratuita. Entre esta sexta-feira e domingo, o Torneio Nacional receberá apresentações das categorias Infantil, Juvenil e Sênior.