O 1º Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes, que aconteceu nesta segunda-feira (1º), movimentou a Praia do Cardoso, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. É a primeira vez que essa etapa acontece na cidade e promete deixar uma semente para colocar o sul do estado de vez na rota do big have.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Moradora de Florianópolis conquista o 2º lugar do Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes

Lucas Chumbo é campeão do Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes

Continua depois da publicidade

Veja imagens do 1º Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes em Laguna

Para Mário Ricardo Bongiolo, atual chefe de gabinete de Laguna, a realização do evento é ver um sonho se transformar em realidade e essa foi uma segunda-feira histórica em Laguna.

— É um produto turístico do Estado de Santa Catarina. Isso aqui é uma semente que está sendo plantada. O pessoal tem um projeto da rota de ondas grandes. A rota do Big Waves, passando por Laguna, Imbituba, Garopaba e Laje da Jagua. Então, o Big Waves vai se tornar um produto turístico da região sul, não só de Laguna, como de Jaguaruna e as cidades aqui do lado também — projeta.

Além disso, o evento também fez, em pleno inverno e com Santa Catarina tomada por baixas temperaturas, a rede hoteleira da Praia do Cardoso ficar lotada e movimentou a economia local.

Continua depois da publicidade

— A gente já vê o resultado como muito positivo. Uma segunda-feira de inverno em Laguna, no Farol de Santa Marta, as praias super movimentadas, pousadas praticamente 100% ocupadas, grande movimentação nos restaurantes, nos ambulantes, então o valor, além do financeiro, é a herança que isso tudo pode deixar — analisa.

Moradora de Florianópolis conquista o 2º lugar do Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes

Evento também contou com projeto de educação ambiental

Enquanto os surfistas encaravam as ondas grandes nas baterias do dia, quem passava pelo local podia conferir também um projeto de educação ambiental do curso de Biologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde era possível conhecer mais sobre a fauna marítima de Santa Catarina.

— A nossa coleção científica tem representantes de cada grupo taxonômico que a gente tem na fauna marítima de Santa Catarina. Tem répteis, aves, mamíferos… toda a fauna que a gente tem aqui na nossa região, para o pessoal entender melhor, compreender as características de cada um. Os pinguins, por exemplo, que são espécies que não residem aqui, mas podem aparecer durante as migrações — conta Eduarda Vanzin, estudante de Biologia Marinha.

O casal Graça Damásio e Benedito Degui, moram na cidade vizinha, Garopaba do Sul, mas resolveram ir até a Praia do Cardoso para assistir ao campeonato, depois que ficaram sabendo da competição.

Continua depois da publicidade

— Somos vizinhos aqui, tivemos curiosidade de vir e assistir. É muito bom, porque nunca tinha visto pessoalmente, só na televisão, né? Pessoalmente é muito melhor, porque tem a natureza, está fazendo um dia bonito — explica Graça.

Já no mar, a moradora de Florianópolis, Uxa Zucareli, conquistou o 2º lugar no feminino com a pontuação de 22,87. Além disso, ela foi a responsável pela maior nota na bateria do feminino. A carioca Michelle Des Bouilons fez 24,03 e garantiu o título.

No masculino, Lucas Chumbo foi o nome da bateria e levou o título com 23,81 pontos. O catarinense Carlos Henrique ficou em 6º lugar, mas surfou a maior onda da competição.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade