O Campeonato Brasileiro 2020 vai começar no mês de maio e a previsão da CBF é que a Série C inicie no dia 3, um domingo. A terceira divisão nacional vai contar com dois times de Santa Catarina. O Criciúma participa por conta do rebaixamento na Série B, enquanto o Brusque representa o estado depois de ser campeão da Série D.
Continua depois da publicidade
Além de jogarem entre si, os catarinenses vão enfrentar oito equipes das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Londrina (PR), São José, Ypiranga (RS), Ituano e São Bento (SP), Volta Redonda (RJ), Boa Esporte e Tombense (MG) são os prováveis adversários de Tigre e Marreco – a CBF ainda vai confirmar a divisão dos times em grupos. Londrina e São Bento também foram rebaixados com o Criciúma na Série B 2019.
A competição reúne 20 clubes, divididos em dois grupos divididos por proximidade – um grupo com os 10 times mais próximo na parte de baixo do mapa do Brasil e outro com os 10 da parte de cima. As equipes jogam em turno e returno dentro do próprio grupo e os quatro primeiros avançam. As quartas de final são disputas em mata-mata, com cruzamento dos grupos (o primeiro de um enfrenta o quarto de outro, o segundo do A encara o terceiro do B…).
Os confrontos valem o acesso, já que sobem quatro equipes para a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois das quartas há semifinais e finais, também disputadas em dois jogos.
A primeira fase está prevista para ser encerrada em 20 de setembro, segundo o calendário de competições de 2020 divulgado pela CBF.
Continua depois da publicidade
Grupo com times de Santa Catarina
SC: Criciúma e Brusque
PR: Londrina
RS: São José e Ypiranga
SP: São bento e Ituano
RJ: Volta Redonda
MG: Tombense e Boa Esporte
Grupo times Norte, Nordeste e Centro-Oeste
AM: Manaus
PA: Paysandu e Remo
MA: Imperatriz
CE: Ferroviário
PB: Botafogo e Treze
PE: Santa Cruz
BA: Jacuipense
GO: Vila Nova
Leia mais notícias sobre o esporte em Santa Catarinense no NSC Total.