Florianópolis recebe nos próximos dias o Oi STU Qualifying Series – Etapa de Santa Catarina, a primeira do circuito brasileiro de skate. A competição inicia nesta quinta-feira, com treinos livres e vai até o dia 26, quando serão conhecidos os vencedores. Os fãs da modalidade podem se preparar para assistir de pertinho às manobras de Isadora Pacheco, de Floripa, e Murilo Peres, os atuais campeões brasileiros da modalidade park.
Continua depois da publicidade
A etapa de Florianópolis também vai contar com outros grandes nomes da modalidade. Dora Varella, Victoria Bassi, Yndiara Asp, Luizinho Francisco, Pedro Quintas, Pedro Barros e Mateus Hiroshi já estão com skate nos pés para correr nos dias de evento e brigar pelo pódio da etapa.
Isa Pacheco nasceu no bairro Rio Tavares, em Florianópolis, e começou a andar de skate com apenas cinco anos. Hoje, ela faz parte da lista das melhores skatistas brasileiras.
– Poder começar o ano em casa é muito bom e, para mim, essa etapa aqui em Florianópolis é muito legal pois foi onde conquistei minha primeira vitória no STU. Ter vencido em casa no começo do ano me deu confiança para ir bem nas etapas do mundial. Para 2020, além do STU, meu foco é obter a vaga na Olimpíada. Sei que é um sonho bem possível de realizar e vou me dedicar ao máximo para conseguir a vaga e representar bem meu país – diz a skatista.
Natural de Campinas (SP), Murilo anda de skate desde 2005 e há três é profissional no esporte. Atualmente, ele se divide entre Florianópolis e sua cidade natal e está muito animado para a etapa.
Continua depois da publicidade
– As minhas expectativas para essa etapa são muito boas, tenho certeza de que todo mundo que estava lá competindo há um ano está chegando com um nível de skate ainda mais alto. Além disso, vamos ter novos nomes e vamos poder acompanhar a evolução do skate park no Brasil. O STU tem papel fundamental no esporte, já que motiva os atletas a buscarem evolução. Estamos vivendo uma fase boa no skate, então vamos andar de skate, nos divertir e curtir o evento – convida Murilo.
No sábado à tarde estão previstas as semifinais do masculino e a final feminina. No domingo pela manhã será realizada a final entre os homens, com transmissão do Esporte Esportacular, pela NSC TV.
Além de acompanhar todas as manobras dos atletas nas pistas, o público que estiver presente sábado e domingo também poderá curtir um som após a competição. No sábado (25), quem toma conta das carrapetas é o DJ Glazer. Residente de Florianópolis, ele já passou por Nova York (EUA), Toronto (CA), Bali (IND) e Gold Coast (AU), e traz no set o Hip Hop desde os anos 80 até a atualidade, passeando pelo mundo da música e relembrando sons que fazem a pista tremer misturando Hip Hop com Reggae, DanceHall, Groove, Soul e Brasilidades.
Já no domingo (26), a banda Psilojam vai se apresentar após a premiação. Sob influência da psicodelia musical do final dos anos 60, os músicos convidam o público a imergir no encontro entre o passado e presente. Uma viagem atemporal.
Continua depois da publicidade